Matemática na medida - Unijuí

Matemática na medida

A turma C61, sexto ano da EFA está trabalhando no componente matemática, o sistema de Medida Comprimento. Para introduzir o conteúdo na turma, a professora Maria Elisa Lucchese Moraes, trabalhou com os alunos a construção de um metro.

Através dele cada aluno mediu objetos na sala como: mesa, quadro, janela, porta, caderno, altura do colega... além de medir o comprimento a e largura da quadra de esportes da EFA.

Segundo a professora Maria Elisa, "quando construímos o metro percebemos as unidades menores que ele, os submúltiplos: o decímetro, o centímetro e o milímetro. Fizemos essas marcações no próprio metro confeccionado de papel de ofício. A partir daí os alunos foram fazendo as anotações e desenhos para entender como tudo funciona".

O objetivo desta prática foi introduzir o conteúdo através de uma forma prazerosa, onde o aluno possa constatar a importância de se ter uma unidade padrão para medir objetos ou outras situações que são exigidas unidades de comprimento.