Leitura fomenta projeto especial na EFA - Unijuí

Leitura fomenta projeto especial na EFA

O fascinante universo da leitura se corporifica na EFA quando  alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental  participam  do projeto especial Baú da Leitura. Com a intenção de valorizar e despertar o gosto pela leitura através de contação de histórias, principalmente para s crianças, em diversas abordagens e gêneros textuais, o Baú se abre e possibilita várias experiências leitoras. Os estudantes passeiam desde a narrativa de literatura infantil, poesias, dramatizações, quadrinhos, contos, lendas , parlendas e crônicas,

Segundo a professora Vivian C. Belter Lunardi, coordenadora do projeto, o intuito deste trabalho é fomentar a imaginação, a fantasia, e a criação, pelo percurso das leituras, inclusive expressivas e dramáticas, cujas possibilidades transcendem  ao mundo mágico dos horizontes de expectativas. Desta forma, contribui-se para o  desenvolvimento pleno de sensibilidades, contemplação  e  consciência crítica  tanto de quem participa, quanto de quem assiste.

Através dos encontros semanais do projeto, os alunos participantes buscam desenvolver habilidades e capacidades importantes na atuação de contador de histórias. São pequenas ações que criam o hábito da leitura, aumentam a criatividade, melhoram a linguagem, vocabulário e escrita.

Conforme destaca a professora Vivian, “ queremos que nossos alunos sejam apaixonados pelos livros, que ouvir e ler histórias não seja uma obrigação, mas sim, uma possibilidade norteadora pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem”.

Ao longo deste ano, várias atividades e ações foram e serão realizadas, como apresentação de peças teatrais, dramatizações, leituras de diferentes gêneros.

.