EFA e a Educação no Trânsito - Unijuí

EFA e a Educação no Trânsito

A escola recebeu, na última semana, os agentes da coordenadoria de trânsito do Município de Ijuí, Elaine Cabral, Marcelo Miron e Viviane Meotti Lansarin, assim como a pedagoga desta instituição, Camila Zambon Eickhoff, os quais vieram até a EFA falar sobre a a organização do tráfego nas cidades, em especial de Ijuí, inclusive destacando a  prevenção de acidentes no trânsito.

Em dois momentos distintos, alunos dos anos finais e ensino médio ouviram relatos, visualizaram dados e estatísticas da realidade do trânsito em Ijuí e no Brasil. Camila trouxe os índices de acidentes e vitimas que o trânsito faz, números estes que levaram à reflexão alunos e professores, uma vez que os estudantes serão os futuros condutores e terão como desafio reduzir estas estatísticas alarmantes e que também são pedestres e, portanto, têm bastante participação como transeuntes.

Os agentes por sua vez também enfatizaram a importância da conscientização do pedestre e seu papel na organização do trânsito, o cuidado que se deve ter ao atravessar a rua, sempre respeitando a sinalização. O jovem que trafega com bicicletas faz parte do trânsito, e também deve ter cuidados especiais e muita atenção, frisaram os agentes.

A coordenadora pedagógica da EFA,  Professora Rosana Barros, destaca o quanto se faz importante e necessário debater este assunto, revelando a importância da real conscientização para o bem fluir do tráfego tanto de motoristas quanto de pedestres. Com esta palestra os alunos somam mais uma ação cujo resultado escrito se fará em redações, as quais estarão integrando o Concurso promovido pelo jornal da Manhã que neste ano destaca a Educação para o Trânsito.

.