EFA tem estudos voltados ao uso sustentável da energia - Unijuí

EFA tem estudos voltados ao uso sustentável da energia

As turmas dos anos finais da EFA, sexto, sétimo e oitavo ano, realizaram atividades de grande relevância  junto à maquete construída pelos curso de Engenharia Elétrica e Design. A Casinha simula o consumo de energia elétrica de equipamentos elétricos e está instalada na EFA  como mais uma ferramenta de pesquisa, integrando conceitos da  Matemática e da Física.

Para entender o consumo da energia elétrica em suas residências os alunos foram orientados pelas professoras de matemática, Carla Dall Molin e Maria Elisa Lucchese, a calcular como a conta de luz é gerada a partir do acionamento de um eletrodoméstico. Houve uma pesquisa prévia, onde os alunos, auxiliados pelos pais, registraram a potência de alguns eletroeletrônicos mais usados em suas residências e o tempo de uso.

A partir daí os estudantes tiveram oportunidade de manusear artefatos conectados a Casinha, percebendo a elevação do consumo mensal de energia conforme o uso de equipamentos eletroeletrônicos.

Segundo a professora Maria Elisa, o trabalho foi muito significativo, uma vez que, nessa prática foi trabalhado além das equações matemáticas,  a importância da economia de energia. Essa atividade é uma das ações do Projeto Mão na Massa, que visa levar os alunos da EFA a aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula, firmando, cada vez mais, a parceria com os diferentes espaços da Unijuí.

.