EFA prepara novidades para o ano letivo - Unijuí

EFA prepara novidades para o ano letivo

Na EFA,  o slogan "2017, um ano de muitas e  novas descobertas"  aponta para  o grande projeto pedagógico cuja temática  será a construção do conhecimento pela exploração cientifica. Seguindo pelo terceiro ano consecutivo com as Jornadas de Pesquisa, para este a ênfase será nas Ciências. O embrião do projeto da Jornada de Pesquisa nas Ciências foi apresentado aos professores no ciclo de estudos que aconteceu entre os dias 15 e 17 de fevereiro na EFA.

Para a diretora Maria do Carmo Pilissão, o ensino pela pesquisa proporciona que a escola oportunize a construção das aprendizagens. Poder investigar, realizar experimentos e sistematizar os conceitos   inclui o estudante no processo didático-pedagógico e, com isso ele se apropria do seu novo conhecimento.

Outro destaque importante para o ano será a realização da I Feira de Matemática, evento para o qual a EFA será copromotora, juntamente a Unijuí. A professora Emanueli Bandeira Avi, da universidade de Ijuí, já realizou um trabalho especial com os professores da EFA, ocasião em que apresentou a proposta da Feira e, no coletivo, desafiou o grupo ao engajamento.

Os dois novos projetos lançados também neste ano: “Qual seu idioma?” e “Mão na Massa”, já estão concretizando a parceria com os departamentos da UNIJUÍ.  Voltado ao aprimoramento dos idiomas inglês e espanhol, o primeiro terá os encontros no LELU (Laboratório de Línguas da Unijuí), com aulas ministradas pelos professores da instituição. O segundo, que visa efetivar a construção dos experimentos realizados em sala de aula e laboratórios, ocupará os as instalações do DCEEng, (Departamanto de Ciências Exatas e Engenharias  da Unijuí) e da mesma contará com a orientação dos professores da universidade. Além destes dois espaços, os alunos terão acesso à  Rádio e ao Museu para  realizarem atividades orientadas. O Projeto Mão na Massa vem para impulsionar e intensificar o Aula no Câmpus que vem ocorrendo há mais de quatro anos na EFA.

.