EFA realiza pesquisa sobre práticas corporais - Unijuí

EFA realiza pesquisa sobre práticas corporais

Durante o 2° trimestre a turma do Oitavo ano do ensino fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, nas aulas de Educação Física, se inseriu em estudo de campo para identificar as práticas corporais que são ofertadas na sociedade de Ijuí e entender o motivo que move as pessoas a optarem por uma ou mais modalidades. A Educação Física é um campo de conhecimentos e uma prática pedagógica responsável pela produção científica e pela sistematização do conhecimento, bem como pelo acesso, pela prática, pelo ensino e pelo aprendizado do conjunto das manifestações da cultura corporal (esporte, dança, ginástica, jogo, lutas) que se podem fazer presentes em diferentes espaços de intervenção (escolas, clubes, academias, clínicas de saúde, centros culturais e demais equipamentos de lazer.

Os alunos sob orientação da professora Eduarda Virginia Burckardt, visitaram e conheceram algumas instituições como academias e clubes e, pesquisaram quais são as práticas corporais mais procuradas pela população. Para contribuir com a pesquisa a turma realizou uma visita ao Studio Smart Shape para falar com as proprietárias e conhecer as modalidades oferecidas neste estabelecimento, bem como, vivenciar algumas práticas corporais de funcional dance, circuito e jump.

Segundo a professora Eduarda, este estudo busca despertar no jovem o interesse pelas práticas corporais, analisando o que esta sendo oferecido pelas instituições, mostrando as diferentes opções e o que a população de Ijuí está praticando. É uma necessidade de se pensar sobre o corpo, os movimentos, os gestos e os comportamentos, assim como o esporte, a ginástica, a dança e as demais práticas corporais, como estas manifestações culturais se colocam na contemporaneidade e que efeito elas produzem sobre as pessoas.

.