EFA realiza Festa do Folclore - Unijuí

EFA realiza Festa do Folclore

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA realizou no último sábado, 27/08, na Associação de Funcionários da FIDENE (AFFI), a Festa do Folclore e homenagem aos Pais, que contou com a participação de estudantes de todas os níveis, professores, funcionários e familiares.

A programação diversificada contemplou o trabalho de pesquisa,em que cada turma teve professores orientadores em estudos sobre a cultura popular, entre eles: a música popular e folclórica, os contos e lendas, o plantio e consumo de chás que são usados como medicina de vários povos, os jogos coletivos populares, as brincadeiras como o Bilboquê, o Vai e vem, as Cinco Marias e o Carrinho de Rolimã. no dia do evento as turmas apresentaram publicamente seus estudos de forma interativa e lúdica. Os ambientes temáticos expressaram a características das festas populares brasileiros com suas bandeirinhas, balões e adornos criados pelos grupos de cada contexto histórico. A homenagem aos pais se deu em meio a este contexto, com brincadeiras envolvendo pais e filhos, permeados pela musica, pelo movimento e jogos coletivos. A orquestra escolar representada por um grupo finalizou com o Parabéns a você.

A intenção da festa, segundo a vice diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão foi resignificar a festa do são joão, agora para o âmbito da ampliação do debate e das vivências sobre a importância das crenças e valores humanos dados pela linguagem oral, pelas práticas cotidianas e pelo reconhecimento de que o conhecimento se pauta pelos saberes do cotidiano e saberes da ciência. A festa resgata o caráter lúdico do encontro entre gerações, momento de comemorar, de brincar, de compartilhar, de interagir. Enfase ao valor do conhecimento do cotidiano, da cultura do povo, da sabedoria das coisas simples, ditas e expressadas com grande valor humano.

A AFFI, como espaço de muitos espaços e diferentes ambientes em meio a natureza, acolheu toda a comunidade escolar e seus convidados durante todo o dia. O evento encerrou com diferentes jogos organizados para os pais e alunos.

.