Festa do Folclore - Unijuí

Festa do Folclore

SÁBADO: 27 de agosto de 2016

HORÁRIO: 9h às 16h

LOCAL: AFFI (Associação de Funcionários da Fidene)

PARTICIPANTES: comunidade escolar e convidados.

A festa do folclore já é um evento que tem história na EFA. Organizada sob forma de oficinas, chás medicinais, jogos populares e brincadeiras, a festa agora se amplia para todos da escola: estudantes, professores, funcionários e pais.
A ideia da festa é pelo caráter lúdico do encontro entre gerações, momento de comemorar, de brincar, de compartilhar, de interagir. Folclore pela ênfase ao valor do conhecimento do cotidiano, da cultura do povo, da sabedoria das coisas simples, ditas e expressadas com grande valor humano.
A palavra folclore é de origem inglesa. O termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura. Em 22 de agosto de 1965 foi decretado o Dia do Folclore.

9h- ORGANIZAÇÃO DAS TENDAS

EDUCAÇÃO INFANTIL - Ambiente temático: exposição dos personagens produzidos nas turmas (Iara, Sereia, Curupira, Saci e Cuca), onde o público, pode se posicionar atrás, aparecendo o rosto de cada um, aí pode-se tirar fotos. Contação de lendas. Brincadeiras do Saci e Cavalinho.

ANOS INCIAIS - Exposição e interação com brinquedos como : Bilboquê. Vai e Vem, Brincadeira com elástico, Cinco Marias, Jogo da Velha, Carrinho de rolimã.

ANOS FINAIS - músicas, artesanato, chás e ervas medicinais, colcha de retalhos.

ENSINO MÉDIO - músicas folclóricas, mitos e superstições, declamação, peteca, jogos, linguagem oral.

OBJETIVOS DA FESTA
- Resgatar e valorizar a tradição popular.
- Integrar e envolver a comunidade escolar em evento de Escola.
- Significar a Festa do Folclore com a intencionalidade pedagógica da aprendizagem
- Vivenciar atividades lúdicas folclóricas.
- Comemorar dia dos pais com jogos tradicionais.
- Diversidade cultural.

11h30min - Homenagem aos Pais
Meio dia - Almoço das turmas
14h - Jogos com pais, famílias, filhos, alunos.