EFA realiza trabalhos de orientação com Psicopedagoga - Unijuí

EFA realiza trabalhos de orientação com Psicopedagoga

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA vem realizando um trabalho de orientação aos alunos dos anos finais e Médio com a profissional psicopedagoga, Juliana de Souza Sfalcin, com objetivo de contribuir com a formação do aluno em sala de aula, discutindo a gestão dos conflitos do dia a dia e conteúdos atitudinais.

Nesses encontros, são trabalhadas temáticas a respeito de problemas que interferem na aprendizagem do grupo e colocam em risco a qualidade da convivência. Os conflitos, o descuido com os espaços coletivos e o desrespeito entre os alunos são alguns dos assuntos que costumam se inserir nesses encontros, promovendo também ações preventivas, através de orientações com assuntos complexos e diversos que podem ser potencializadores de futuros conflitos, podendo ser por meio de debates, filmes ou da leitura de textos, enfim com dinâmicas variadas.

O fundamental é que os temas abordados, tanto procedimentais quanto atitudinais tratados nas atividades propostas pela orientação, se materializem em ações concretas. A circulação da palavra é importante, mas ela não garante, por si só, a transformação da realidade que preocupa. O profissional que orienta precisa ajudar os alunos a planejar e executar ações que colaborem com a resolução dos problemas que afetam a qualidade da aprendizagem assim como das relações sociais vividas na escola, finaliza Juliana.

.