EFA recebe a autora Luciana Bertoldo - Unijuí

EFA recebe a autora Luciana Bertoldo

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis / EFA realizou, na última sexta feira, 24/06, a primeira etapa do Autor na Escola, atividade inserida no Projeto da Jornada De Pesquisa Literária. Nesta ação, alunos do 9º ano e do Ensino Médio receberam a autora Luciana Bertoldo, Advogada, Escritora, natural de Ijuí- RS, mas que atualmente reside em Florianópolis.

As turmas leram o livro da autora, Baioneta Calada – Vidas Marcadas pela ditadura Militar, cujo relato é parte da história do seu pai, nos anos 60, quando o mesmo foi preso político. A obra, lida pelas turmas , transitou pelas disciplinas de Educação Física, Literatura, Filosofia, Português, História e Geografia, a partir dela foram realizadas diversas dinâmicas pedagógicas e que culminaram em exposições teatrais, audiovisuais, poéticas e  de construção artísticas nesta manhã.

O evento teve abertura com alunos da turma C91, numa leitura dramática tendo como fio condutor a música Pra não dizer que não falei das flores de Geraldo Vandré. Em seguida, foi apresentado um vídeo com fotos trabalhadas artisticamente por esta turma, as quais traziam cenas de repressão na Ditadura Militar. O primeiro ano do Ensino Médio reproduziu cenas do livro através de maquetes sustentáveis, e também confeccionou camisetas com frases do livro que foram impactantes aos alunos. O segundo ano apresentou um material audiovisual com a temática Ditadura Militar’. Imagens que marcaram a época, sob trilha sonora de compositores como Chico Buarque, Caetano Veloso, Raul Seixas, Elis Regina, entre outros artistas. Já o terceiro ano fez questionamentos pontuais sobre a obra e seu contexto. Os alunos fizeram reflexões junto à autora buscando entender como foi viver aquele tempo, e comparar com o momento atual que se vive. Foram discutidas  as várias formas de Ditadura e repressão nos dias atuais.

Luciana Bertoldo falou sobre a inspiração para escrever o livro que conta a história de seu Pai, como se deu todo o processo de pesquisa e de “colheita” de informações, que segundo ela levou um bom tempo, para até que enfim o livro pudesse ganhar forma e ser publicado.

Segundo a coordenadora do evento, professora Rosana Barros, "momentos do autor da obra e seus leitores são preciosos, haja vista que a interlocução acontece pelo viés da narrativa"