A descoberta da leitura na Educação Infantil da EFA - Unijuí

A descoberta da leitura na Educação Infantil da EFA

A leitura é preocupação desde a mais tenra idade na EFA. Crianças de 2 anos, da turma A11, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis, juntamente com a professora Sonia Falcão e a auxiliar pedagógica Patricia Garcia do Nascimento, estão desenvolvendo várias atividades voltadas a Jornada de Pesquisa Literária que culminará em julho, mês das comemorações de aniversário da Escola.

Segundo a professora Sônia, as crianças estão fascinadas pelo universo das histórias clássicas infantis, o imaginário e os personagens se misturam num jogo de real e faz de conta. O desenvolvimento da linguagem oral, o partilhar fatos e as mais ricas formas de expressão do pensamento são percebidos quando as crianças são estimuladas ao entrar no mundo do clássicos literários. Este ano, a Escola receberá a escritora Léia Cassol e para dar mais envolvimento com a história, o grupo de jovens que participam do Projeto Baú da Leitura, representaram a história " A casa que o lobo fez" , as crianças adoraram e juntamente com a história dos " Três Porquinhos", as tardes tem sido de grande curiosidade e investigação.

Como diz Bettlheim, " viajar para outro mundo, não menos real do que o nosso, proporcionar o encontro com sonhos e anseios, através da identificação com os personagens e um meio de proporcionar a busca das soluções dos problemas que habitam na mente da criança". Nas atividades realizadas as crianças estão vivenciando alegrias, prazeres, encantamento, diversão, fantasia, descobertas, superando medos e angústias, em função de uma vivência cotidiana com as múltiplas linguagens infantis, finaliza a professora.

.