Compromissos e responsabilidades são foco de debate na EFA - Unijuí

Compromissos e responsabilidades são foco de debate na EFA

O Conselho de Classe é um importante momento para se discutir acerca da aprendizagem, a fim de avaliá-la, coletivamente, mediante diversos pontos de vista. É uma organização participativa e representativa, pois se encontram os diferentes segmentos da escola para conversar, ouvir, registrar e tomar decisões relevantes para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, aspectos que envolvem questões individuais, do grupo, com professores, com a família, com a escola. Nesta lógica o Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA vem realizando estes encontros com as turmas nos últimos dias.

Antecipadamente, os estudantes puderam se colocar a respeito de alguns aspectos importantes, como: assiduidade e horário, entrega de material, tarefas extraclasse, participação, questionamentos e comprometimento da turma. Aspectos individuais que remeteram a um pensar sobre tempo destinado aos estudos, à produção em aula, ao saber ouvir, intervir e tirar dúvidas quando necessário, aos temas e tarefas complementares para casa, ao cumprimento do horário escolar e aos resultados em aprendizagens. Assim como falar da turma e de si é relevante, outros aspectos foram destacados, como metodologia usada pelos professores, coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola, a forma como as aulas acontecem, o cumprimento do Plano de Trabalho entregue no início do ano, a forma como estão dando aula, se os professores explicam e retomam o conteúdo quando necessário, se oportunizam debates e instrumentos avaliativos diversos, relacionam conceitos prévios às novas aprendizagens, se consideram aspectos de esforço individual, assiduidade, participação em aula, entrega de trabalhos em dia, realização de temas para casa, empenho nas atividades propostas, questionamentos sobre os conteúdos/conceitos.

Todas estas questões, segundo a coordenadora pedagógica da EFA, professora Rosana Barros,  são sistematizadas pela coordenação, que no momento do conselho, conduz  o debate e delega à  direção, professor/a,  pais conselheiros e alunos representantes a tarefa de expressar o que foi tratado pela coletividade. A partir daí, são tomados os encaminhamentos para o compromisso com a  responsabilidade na efetivação das necessárias mudanças ou permanência de alguns pontos destacados.

.