EFA realiza estudos e vivências com Futebol Americano - Unijuí

EFA realiza estudos e vivências com Futebol Americano

O oitavo ano do ensino fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis /EFA, está desenvolvendo um trabalho de pesquisa sobre a modalidade Futebol Americano. Para auxiliar os alunos neste projeto a professora Eduarda Virginia Burckardt, convidou atletas representantes da equipe Ijuí Drones, que se disponibilizaram a participar desse desafio junto a turma.

Em um primeiro momento, os atletas da Ijuí Drones vieram até a Escola falar sobre o esporte e como foi o inicio da equipe em Ijuí. Na oportunidade os alunos puderam conhecer mais sobre as regras e sobre o equipamento usado para a prática do esporte, construindo um momento de sanar dúvidas e curiosidades.

No último sábado, 06/05, a turma foi então, até o campo Poliesportivo Municipal assistir ao jogo do time de Ijuí contra a equipe de Bento Gonçalves pelo campeonato gaúcho da modalidade. Lá a turma realizou entrevistas com os jogadores, perguntando sobre os desafios em participar desse esporte e das expectativas para o jogo, sendo este roteiro de perguntas elaborado com o auxilio da professora de Língua Portuguesa Eliana Roing. Neste momento, também foi possível  visualizar na prática como transcorre uma partida de Futebol Americano, além de aprofundar mais o conhecimento sobre as regras e os fundamentos que foram trabalhados em aula.

Para finalizar o projeto, o oitavo ano foi até o campo da UNIJUÍ, onde, tiveram um aula/vivência especial com os atletas do Drones: Alessandro Costa, Renan Jung, Thiago Fengler e Pedro Lemanski. Após praticarem algumas atividades de alongamento, aquecimento e resistência física, que são de extrema importância para a pratica do esporte, os alunos realizaram uma partida com regras adaptadas oportunizando a vivencia e a compreensão de sua lógica interna, bem como, realizando estratégias para alcançar o objetivo do jogo.

Segundo a professora Eduarda, esse viés da pesquisa é uma característica nas aulas da EFA, e foi por meio disso que buscamos com esta turma, compreender a lógica do Futebol Americano e seu entorno, despertando o desejo de conhecer mais esta modalidade. E assim, com essa perspectiva entramos em contato com o time de Futebol Americano de Ijuí o DRONES, que nos acolheu e firmou uma excelente parceria, realizando momentos de trocas e aprendizagens junto com os alunos.

.