EFA realiza estudos "in loco" sobre produção da energia elétrica. - Unijuí

EFA realiza estudos "in loco" sobre produção da energia elétrica.

Buscando visualizar na prática como se dá o processo de geração e distribuição  da energia elétrica através de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), o terceiro ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/ EFA, foi até a Usina RS 155, construída pela Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social (CERILUZ),  localizada na Comunidade de Santana.

Acompanhados pelos professores, Gilmar Walker, Sandra Gelatti, Jader Kappaum e Janete Strieder, os alunos foram instigados a pensar vários aspectos que permeiam o processo de construção de uma usina,  assim como seus impactos e vantagens em relação a outras formas de geração de energia.

Na primeira parte da visita, os alunos conheceram a barragem e o desvio feito no Rio Ijuí para que a água pudesse chegar até a casa de máquinas, onde estão alocados os dois geradores da Usina. A professora de Física, Janete Strieder, junto aos responsáveis técnicos pela usina fizeram uma explicação de como se dá a geração e distribuição de energia na hidrelétrica.

O projeto do terceiro ano sobre energia elétrica tem como ponto alto a visita a Hidrelétrica de Itaipu, que acontece de 09 a 13 de agosto. Lá, segundo a professora Janete, os alunos já terão conhecimento sobre  boa parte do processo de produção e distribuição de energia,  assim será possível construir entendimentos mais complexos sobre o tema e com mais significado para o estudante. A professora salienta que além da Itaipu, segunda maior hidrelétrica do mundo, será visitado o  Pólo Astronômico que se integra aos atrativos turísticos do Complexo Itaipu, sendo esse, um dos poucos no mundo a reunir de forma integrada planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu. Além do Complexo Itaipu outros passeios serão realizados proporcionando  a articulação do saber disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar com situações reais possibilitando uma aprendizagem mais significativa apontando para a construção de um aprendizado científico-tecnológico.

.