EFA realiza desafio junto a natureza - Unijuí

EFA realiza desafio junto a natureza

Os alunos do terceiro ano do ensino médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA, realizaram um acampamento orientado, nas dependências do Hotel e Fonte Ijuí, os quais são apoiadores do projeto, o Núcleo de Eventos e o Curso de Educação Física da Unijuí.

Este projeto teve a coordenação do professor de Educação Física EFA, Marcos Maggio, e faz parte do currículo da escola, situações de vivencias com atividades praticas relacionadas aos estudos. Os estudantes são desafiados a construirem conceitos sobre temas abordados em aula relacionando-os com as vivências e experiências destes, sendo este o diferencial do projeto. O projeto foi estruturado em um módulo com duração de três meses, com diferentes possibilidades de estudos em vários campos, envolvendo os alunos como condutores do processo, o que faz que estes tenham maior envolvimento e prazer em construir e participar ativamente das atividades.

As práticas realizadas na Fonte Ijuí foram rapel, caiaque, esporte de orientação diurno e noturno, pista noturna guiada por fio, construção da estrutura coletiva para acampar, e uma atividade realizada pela primeira vez foi ascender uma fogueira de forma primitiva, usando bastões e arcos de fricção para gerar calor, sendo que esta envolveu bastante estudo anterior e posterior ao acampamento pois os alunos que não obtiveram sucesso inquietaram se e buscaram corrigir pequenos erros de conduta para que o fogo surgisse. Segundo o professor Marcos "o projeto foi um sucesso, os alunos tiveram atuações brilhantes em termos de autonomia, responsabilidades, organização e trabalho em equipe. Evento de grandes aprendizagens para todos os envolvidos".

Abaixo alguns depoimentos dos alunos sobre a atividade:

Henrique Batista: Foi a melhor experiência que já tive em meio à natureza, sem dúvidas. A vivência das atividades, a aprendizagem antes, durante e depois do acantonamento foram totalmente válidas ao nosso ensino. Durante os dias na natureza, nós realizamos diversas práticas esportivas, muitas delas radicais. Foi possível o afrontamento de muitos medos, assim como a quebra de barreiras pessoais, particularmente, o medo de altura foi uma aversão que eu superei durante a prática de rapel, que foi realizada numa parede de pedra de 12 metros de altura, tudo isso com acompanhamento do professor e com os equipamentos necessários para a prática de tal atividade que envolve riscos calculados.

Maria Eduarda Antunes: O acampamento foi uma experiência que me proporcionou vivenciar novas aventuras como o rapel, que apesar de ter extremas dificuldades com alturas, consegui encarar o desafio e, de certa forma, enfrentar o meu medo. As orientações serviram para aprendermos a trabalhar em grupos, sempre respeitando determinadas opiniões dos colegas. Portanto foi uma experiência marcante na minha vida e valeu muito a pena todo o esforço feito para conseguirmos realizar esta atividade.

Tainá Dressel: Para mim, o acampamento foi uma experiência única, são poucas as escolas que proporcionam atividades diferenciadas como essa, e talvez tenha sido minha única chance de experimentar essas atividades junto a natureza como o rapel, a corrida de orientação, a prática do tentar fazer fogo com o auxilio de instrumentos "rudimentares". A prática de caminharmos em meio a mata à noite guiados por uma corda, sem o auxilio de lanterna ou qualquer outro instrumento, foi onde precisei respirar fundo e confiar nos professores. Consegui superar o medo e no fim foi a que mais gostei. A tarefa de conviver em grupo nem sempre é fácil, então, o acampamento também foi muito importante por nos proporcionar um momento de trabalho conjunto onde dependíamos um do outro para nos mantermos bem durante os dois dias, praticamos a solidariedade e vimos a importância de pensar no bem comum.

Gabriela Ceretta: O acampamento foi uma atividade diferenciada, desafiadora e muito interessante, pois as atividades e a convivência com a natureza fugiram do nosso dia a dia, e acredito que muita gente não tem acesso a essas atividades como nossa turma teve. Foi uma oportunidade única, que quem foi, aproveitou muito.

.