EFA promove mesa redonda sobre o cenário politico brasileiro. - Unijuí

EFA promove mesa redonda sobre o cenário politico brasileiro.

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis /EFA, promoveu na última sexta feira, 29/04, uma mesa redonda com os professores da área de ciências humanas, Josei Fernandes Pereira, Telmo Farias de Souza, Gilmar Walker e Sandra Nunes. Participaram do evento alunos e professores das turmas do nono ano dos Anos finais e do Ensino Médio da Escola. A pauta girou em torno do cenário político atual em nosso país. Durante a semana os professores promotores do evento instigaram os alunos a levantar questionamentos a cerca da crise institucional pela qual passa o país. Estas dúvidas foram usadas como referência para construir o debate da sexta feira. A conversa contou com a mediação do professor de História, Josei Fernandes Pereira, e teve em sua abertura um fragmento de um vídeo do Filósofo Mário Sergio Cortela, que faz uma leitura sobre a importância do conhecer e participar da vida politica da sociedade e, acima de tudo, participar das decisões já que "os ausentes não tem voz".

A crise econômica, assim como a retração da economia, a desinformação, o discurso de ódio nas redes sociais, os conflitos que se transformam confrontos, foram algum dos aspectos abordados na mesa redonda. Conforme foram respondendo as perguntas, os professores deixaram a mensagem para os alunos que é difícil prever o que vai acontecer daqui pra frente. Contudo, falaram sobre a importância de buscar na História e na Sociologia, casos similares ao que vivemos no cenário da política atual, em que buscar entender o problema na fonte é uma forma de fazer uma leitura mais clara do momento que estamos vivendo.

Os professores avaliaram como positivo o debate, destacando a intensa participação dos alunos. A criticidade e a capacidade de argumentar e sustentar suas opiniões também, foi um aspecto enaltecido e considerado de extrema importância pelos professores em relação aos alunos, mostrando-se sujeitos ativos e pensantes, aptos a fazer a diferença na construção do futuro da politica do nosso pais.

.