EFA inicia percurso de Plenárias para o Ensino Medio - Unijuí

EFA inicia percurso de Plenárias para o Ensino Medio

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA, realizou na última segunda feira, 26/04, a I Plenária do Ensino Médio de 2016. O evento foi organizado pela Coordenadora Pedagógica , professora Rosana Barros.

Com a presença de todas as turmas do Ensino Médio no auditório da escola, a Diretora Rosane Nunes Becker em sua fala de abertura fez uma reflexão junto aos alunos relacionando a última etapa de escolaridade da educação básica, com a vida em toda sua trajetória, com o valor das escolhas que fazemos desde a mais tenra idade, da ousadia de correr riscos permanentemente, de se ter ganhos e perdas, de permitir-se desacomodar pelo movimento do pensamento, exercitado de forma divergente, coordenando pontos de vista e versões de fatos, como condição básica do exercício da cidadania.

Em seguida, a coordenadora apresentou como se organiza  o currículo do Ensino Médio e a legislação que rege esta etapa Escolar. Destacou as possibilidades de estudo que os alunos terão no decorrer do ano, com o projeto EFA, fazendo uso dos Espaços Institucionais EFA/UNIJUÍ para aulas práticas, viagens pontuais de estudos, simulados, estudos preparatórios para o ENEM. A professora salientou sobre  o programa específico de orientação vocacional ao terceiro  ano, realizado pelo curso de Psicologia da UNIJUÍ.

Na oportunidade foram convidados para conversar com as turmas três egressos de 2015, são eles: Pedro Person, Carolina Atuati e Fernanda Viero que fizeram um paralelo de como foi a transição escola/Universidade. Os acadêmicos contaram que apesar da diferença e da cobrança no âmbito Universitário, a adaptação foi fácil, pois na EFA  aprenderam a escrever artigos e resenhas,  puderam realizar pesquisas orientadas, construíram-se  críticos  e inquiritivos e aptos a realizar uma  boa performance universitária.

.