EFA desenvolve projeto de Xadrez - Unijuí

EFA desenvolve projeto de Xadrez

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis /EFA tem como característica oportunizar os mais diversos tipos de projetos e experiências nas aulas de Educação Física. A professora Silvana Marchioro vem desenvolvendo  projeto especial de Xadrez com suas turmas. O xadrez é um jogo de muita estratégia, onde é trabalhada a lógica matemática, a concentração, atenção, disciplina, criatividade entre outras habilidades.  As crianças desde os dois anos de idade já estão tendo as primeiras experiências com o jogo e nesta etapa escolar, elas conhecem as peças e a história da Rainha e do Rei no castelo, explorando a imaginação infantil. As crianças incorporam as peças e fazem num primeiro momento um “Xadrez humano”, assim, se vestem como os personagens do tabuleiro e realizam brincadeiras como movimento das peças em círculo, trenzinho, exploraram os espaços, para frente, para trás, deslocam se livremente pelos lados, na diagonal e então num primeiro momento a criança passa a se familiarizar com o universo do Xadrez. Já com as turmas dos anos Iniciais e finais, a professora entregou livreto com as regras e normas básicas de movimentos do jogo.  Nesta possibilidade de aprendizagem lúdica ampliam-se conhecimentos e se adquire a linguagem do jogo, estimulando a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe.

Segundo a professor Silvana, “sabendo da necessidade do desenvolvimento da concentração em crianças e adolescentes, propõe-se à prática do jogo de xadrez, o qual promove seu avanço intelectual possibilitando desta forma, resultados mais significativos dos conteúdos trabalhados em sala em decorrência do que o jogo possibilita”, sempre com o objetivo de desenvolver e estimular a importância de fazer experiências, vivenciar a possibilidade de descoberta e de entendimento do próprio estudante, com e sem material, no individual e no coletivo.

.