Efa dá inicio a projeto de contadores de histórias - Unijuí

Efa dá inicio a projeto de contadores de histórias

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis/ EFA iniciou esta semana o projeto Baú da Leitura. O gosto pela leitura e escrita inicia desde a mais tenra idade. Fomentar a imaginação, a fantasia, a criação, a ampliação do universo infantil com a arte de contar histórias são ideias que começaram pequenas e agora se viabiliza por um grupo de jovens, pela responsável da Biblioteca Mario Quintana e pela direção da Escola, com dinâmicas sistemáticas nas turmas, contando e recontando histórias antigas, novas e criadas com o intuito de contribuir no desenvolvimento pleno de crianças, trazendo a alegria e o gosto em ouvir histórias e entrar no imaginário infantil.

O projeto existe desde 2013. É um trabalho voluntariado de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, que se reúnem duas vezes na semana para contarem histórias para crianças. A intenção é  valorizar e despertar o gosto pela leitura através de contação de histórias para crianças; trabalhar com diferentes gêneros textuais pela literatura infantil, quadrinhos, poesias, histórias dramatizadas, contos gaúchos; explorar diferentes recursos na contação de histórias como o teatro, as história em vídeo, o uso de fantasias, com bonecos, com música entre outros; desenvolver habilidades e capacidades importantes na atuação de contador de histórias como iniciativa; falar em público, improvisar, criar, concentrar-se para os diferentes momentos, desinibição, assim como, ampliar repertório de histórias.

Segundo a responsável pela biblioteca, Neide Schimanowski a biblioteca escolar é um ambiente rico e abrangente, que não se restringe apenas à leitura, retirada e devolução de livros, carrega em si uma inesgotável fonte de pesquisa, conhecimento, criatividade e possibilidades de interação e leitura de mundo. O Projeto Baú da Leitura pretende proporcionar as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais uma nova forma, ou, uma forma “a mais” de usufruir da Biblioteca Infantil Mario Quintana. O livro como fonte de descoberta, criatividade, novidade, viagem a um mundo de fadas, bruxas, heróis e vilões.