Alunos da EFA realizam estudos sobre alimentação Saudável. - Unijuí

Alunos da EFA realizam estudos sobre alimentação Saudável.

As crianças dos anos iniciais da turma B21 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis –EFA vem realizando estudos sobre Alimentação Saudável. Segundo a professora da turma, Sônica Falcão, estes aprendizados irão possibilitar a valorização dos saberes que as crianças já tem sobre o assunto bem como confrontá-los com os conhecimentos científicos, valorizando os hábitos e tradições culturais do grupo, auxiliando as crianças a realizarem boas escolhas, reconhecendo e apreciando os sabores sem ideias pré-concebidas, fundamental para o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante toda a vida.

Pensando nesses aspectos, na última semana a turma recebeu para  uma conversa a nutricionista Karina Rios,  professora da UNIJUI e mãe de aluna, que abordou de uma forma lúdica, com muitas imagens e situações concretas, a importância de uma alimentação variada e rica em nutrientes, a falou ainda sobre a importância de se ter no cardápio diário alimentos oriundos da natureza em detrimento aos industrializados. Karina comentou ainda sobre o cuidado de que se deve ter com os produtos industrializados.

A professora Sonia Falcão conta que o mercado de alimentação tem sido um dos mais prósperos e os lanches rápidos e industrializados encantam cada vez mais o público infantil. Considerando que a escola exerce uma grande influência na vida dos alunos, trabalhando de forma individual e coletiva, propomos neste projeto incluir a educação alimentar e nutricional no processo ensino e aprendizagem abordando o tema alimentação e nutrição.  Educar no âmbito da alimentação e nutrição é a construção conjunta de processos contínuos visando o emprego da alimentação saudável, desenvolvendo ações que promovam a produção, seleção e consumo de alimentos, de forma adequada, saudável e segura, valorizando o consumo de alimentos naturais em detrimento dos industrializados. É importante que a criança participe do cardápio, principalmente na organização do lanche para escola, finaliza a professora.

.