Segundo ano da EFA visita SENAI para realizar estudos sobre combustão - Unijuí

Segundo ano da EFA visita SENAI para realizar estudos sobre combustão

O segundo ano do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, visitou a Oficina Mecânica do SENAI, com o objetivo de observar “in loco” o funcionamento de um motor a combustão.
Segundo a professora de Física da escola, Janete Maria Strieder, a ideia da visita a uma oficina mecânica, surgiu da necessidade de obter respostas às inúmeras indagações dos alunos frente ao tema da situação de estudo, “Matéria e Energia: Transformação e Conservação em Processos Naturais e Tecnológicos”, temática essa, que desencadeou diversos questionamentos pertinentes.   “Entendemos que obter respostas com pessoas especializadas no ramo mecânico, é uma forma de enriquecer o ensino que encoraja e incentiva a autonomia do aluno para gerar seus próprios conhecimentos vinculados ao seu cotidiano, assim o saber deixa de ser uma mera aquisição de informações para se tornar algo realmente útil para suas vidas”, conta a professora.
            Através dessa atividade pode se aproximar os conceitos Físicos em questão, a outros componentes curriculares como a Química e a Biologia, por exemplo. Uma vez que, a situação de estudo visa romper com a apresentação linear dos conteúdos científicos, desenvolvendo compreensões interdisciplinares e transdisciplinares. Dessa forma, os conceitos Físicos, Químicos e Biológicos interagem, se complementam, para que os conceitos necessários para compreensão da SE “Matéria e Energia: Transformação e Conservação em Processos Naturais e Tecnológicos”  tenham significados reais, ricos de vivências e dinamicamente inter-relacionados.
Ainda para a professora Janete Maria Strieder, essa atividade interativa foi de suma importância, uma vez que, ofereceu condições para que o aluno, por meio de ações efetivas, pudesse dar maior sentido ao conhecimento a ser construído.