Matemática com um gosto especial na EFA. - Unijuí

Matemática com um gosto especial na EFA.

O sexto ano do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, teve uma aula de matemática diferente e um tanto quanto saborosa. O objetivo dessa aula foi através da produção de pizzas estudar frações, conceito que naturalmente causa muita aversão nos alunos desde pequenos.
Segundo a professora de Matemática da escola, Emanueli Bandeira Avi, o desafio foi ensinar frações de uma maneira criativa, para que os alunos pudessem compreender de forma mais clara que a fração é parte de um todo e que esse todo pode ser “quebrado em partes iguais”, gerando assim uma fração. Fazer pizzas segundo a professora foi uma alternativa encontrada para trabalhar este conceito de forma concreta e saborosa, pois com as receitas das pizzas foi possível usar as medidas trabalhar o conceito e as transformações necessárias, ou seja, quando cortamos a pizza em partes iguais estamos ajudando muito na visualização das mesmas.
A atividade consistiu na realização da atividade por diferentes representações de um mesmo conceito: Fração na sua representação numérica, na forma de número decimal, na representação em forma de desenho e ainda de forma concreta, através da divisão dos ingredientes e da própria pizza.
A professora Emanueli avalia o trabalho como muito positivo, pois além produtividade constatada do ponto de vista matemático, trabalhou-se também conceitos atitudinais, como o saber esperar, estar disposto a ajudar, partilhar e confraternizar com os amigos.