EFA realiza palestra sobre tecnologia - Unijuí

EFA realiza palestra sobre tecnologia

Inteligência Artificial: dos jogos à robótica foi a temática abordada na ocasião.

Para fechar a programação especial de aniversário de 46 anos do Centro de Educação Básica Francisco de Assis-EFA, a escola recebeu as turmas de 8º ano da Escola Estadual São Geraldo, para junto aos alunos da EFA, apreciarem a palestra do Professor do Curso de Ciências da Computação da Unijuí, Rogério Martins e o aluno Darlinton Prauchner, sobre “Inteligência Artificial, da realidade a robótica.

Em sua fala o professor Rogério Martins coloca que a humanidade está deixando de lado cada vez mais o trabalho braçal e se voltando ao trabalho intelectual, tarefas rotineiras como limpar a casa e passar roupa estão se tornando dispendiosas para serem realizadas por seres humanos, isto traz a necessidade de criarmos máquinas inteligentes para a execução destas funções. O curso de Ciência da Computação da Unijuí, dentro do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada, está contribuindo para o desenvolvimento destas tecnologias, realizando estudos e pesquisas na área de inteligência artificial e robótica. O primeiro resultado desta pesquisa é um robô capaz de realizar a coleta de lixo em um pequeno ambiente, nos próximos anos espera-se ter um robô para atuar no cultivo de morangos, auxiliando aos produtores no processo de coleta do fruto.

O acadêmico de ciências da Computação Darlinton Prauchner, através de sua apresentação fez com que os alunos pudessem visualizar a pesquisa sendo aplicada em problemas com grande impacto social.
A palestra despertou o interesse de vários alunos que fizeram perguntas buscando saber mais sobre os grupos de pesquisa e trabalhos desenvolvidos pelo projeto de Computação Aplicada.