Líricas Modernas é o nome do grupo formado pelas cantoras e instrumentistas Lucina, Badi Assad e Regina Machado. E é com elas o Encontro Casual dessa semana. O grupo integra o projeto Sonora Brasil, do Sesc, que este ano tem como tema "Líricas femininas: a presença da mulher na música brasileira". Além do Líricas Modernas, outros três conjuntos viajam por todo o Brasil formando novos ouvintes musicais: Líricas Negras, Líricas Transcendentes e Líricas Históricas. Saiba mais sobre a história e carreira das artistas:
• Lucina é compositora, cantora, instrumentista e curadora de projetos culturais. Com mais de 300 composições, suas canções já foram interpretadas por nomes como Ney Matogrosso. Por muitos anos, fez parte da dupla Luli e Lucina. Pioneiras no lançamento de discos de forma independente no país, a história delas virou o premiado documentário Yorimatã, dirigido por Rafael Saar.
• Cantora, compositora e violinista, Badi Assad é uma das mais inovadoras e singulares artistas de sua geração. Irmã dos violonistas do Duo Assad (reconhecidos mundialmente), começou a tocar aos 14 anos. Badi já participou do Programa do Jô e fez parcerias com artistas como Tom Zé, Chico César e Zélia Duncan.
• Doutora em Letras pela USP, Regina Machado também é cantora, compositora e instrumentista. Iniciou sua carreira profissional na música em 1986. Já cantou em vários teatros de São Paulo, gravou trilhas sonoras e foi vocalista de Tom Zé. Fundou, em 1997, a escola Canto do Brasil, voltada para o ensino do canto popular baseado na sonoridade da voz na canção brasileira. Graduou-se em Música Popular pela Unicamp, onde é professora desde 2002.
O Encontro Casual foi gravado diretamente no espaço cultural do Gasteiz Vitória, onde as cantoras apresentaram as músicas que compõem o programa.