Notícias - Unijuí

Notícias

Meio Ambiente e futuro pós-pandemia são temas do Concurso Literário lançado pela UNIJUÍ FM e UNIJUÍ

          A Rádio Educativa UNIJUÍ FM e o Curso de Letras Português/Inglês, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ estão lançando oficialmente o Concurso Literário “Sustentabilidade e Vida Planetária: o futuro pós-pandemia”, atividade que integra a edição 2020 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí. 

          A ideia é que os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental escrevam um conto, transportando-se para o futuro, fabulando um enredo envolvendo as relações sociais, a humanidade e o meio ambiente. O autor poderá dar à pandemia um fim utópico, com a história num viés mais otimista, projetando seus sonhos e aquilo que anseia, ou um fim distópico, projetando seus pesadelos, inquietações e aquilo que teme. O texto deverá ter o meio ambiente como fio condutor da temática, com até duas páginas escrito à mão ou até 30 linhas fonte Arial 12, se digitalizado.

          Neste ano, tendo em vista a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia, os textos poderão ser enviados para o e-mail concursoliterario@unijui.edu.br até o dia 21 de agosto, ou entregues na secretária da UNIJUÍ FM, como em outras edições. O Concurso Literário 2020 tem apoio da Fonte da Ilha – Água Mineral Natural, Unimed Noroeste RS, Bem Seguro Corretora de Seguros, Yázigi Ijuí – Você Cidadão do Mundo e NetCopy – Gráfica Digital. O regulamento do Concurso Literário poderá ser conferido na íntegra clicando aqui

 

Premiações

          A partir de critérios estabelecidos pela comissão de avaliação do Concurso Literário, serão selecionados os dez melhores contos, entre todos os inscritos do 6º ao 9º anos. Todos os alunos selecionados e seus professores orientadores receberão certificado de participação e terão suas redações transformadas em podcast (áudio) para serem veiculadas na programação e nas plataformas de streaming da emissora.

          A novidade desta edição fica por conta da premiação para o aluno classificado em 1º lugar, que receberá uma bolsa de estudos 100% gratuita num curso de Inglês do Yázigi Ijuí, para um período de um ano. 

 

Site com informações

Neste ano, a UNIJUÍ FM também preparou um site para a edição 2020 do Concurso Literário: http://bit.ly/literatura2020. A comunidade escolar poderá usar este endereço eletrônico para ficar por dentro do regulamento, do gênero literário, das datas, critérios de seleção, premiações, etc.. Como a temática deste ano pede aos estudantes que se projetem ficcionalmente no tempo, num enredo utópico ou distópico, o site também apresenta uma aba com dicas de literatura e filmes que tem esta temática, para que sirvam de inspiração na hora da construção das redações. 


Programa Encontro Casual está com novo formato

Em tempos de pandemia, diversas iniciativas culturais online tem se popularizado nas redes sociais. Acompanhando essa tendência, o Encontro Casual, programa que vai ao ar na Rádio Unijuí FM aos finais de semana, também se adaptou às mudanças. O novo formato de entrevista, gravada por videochamada ou transmissão ao vivo pelo Instagram da emissora, expande as possibilidades de convidados para o tradicional bate-papo.

No ar desde a fundação da emissora, em 2001, o Encontro Casual traz pessoas que contam, por meio de entrevista, um pouco da sua história e trajetória profissional. O convidado também escolhe as músicas que são veiculadas no decorrer do programa, podendo explicar se aquela música possui um significado especial para ele.

A diretora da Rádio Unijuí, Cláudia Bohrer, fala mais sobre a iniciativa. “Em meio a pandemia, temos nos adequado para realizar essas entrevistas a distância, o que ampliou nossas alternativas. Como emissora educativa pertencente a Fidene, que abriga também a nossa Universidade, temos um caráter diferencial de conteúdo e procuramos pessoas que atendam a esse perfil”, explica.

Com o apoio da Pano Leve Ijuí, Open Gastropub, Lojas Fricke e Supermercados Cotrijui, a série especial estreou no dia 23 de maio e trouxe como primeiro convidado o maior jogador de basquete do Brasil e um dos maiores do mundo: Oscar Schmidt, carinhosamente apelidado de “Mão Santa”. 


No último final de semana, foi ao ar na programação da emissora a entrevista com o músico Vox Marconds, a primeira realizada por live no Instagram da Unijuí FM. Confira:

A terceira convidada da série é a maquiadora e influenciadora digital Amanda Pastore. Natural de Pato Branco, mas desde a infância residente de Santo Ângelo, foi na área da maquiagem que ela se encontrou, conquistando com seu trabalho mais de 750 mil seguidores pelo Brasil, entre YouTube e Instagram. O programa será veiculado neste sábado, 6 de junho, mas você já pode conferir o bate-papo no Instagram da Unijuí FM.

Nesta segunda-feira foi gravado o quarto programa da série, com a bailarina e atriz Ana Botafogo, também por meio de live no Instagram. Principal nome da dança clássica brasileira, ao longo de sua carreira ela já interpretou grandes clássicos do ballet, como O Quebra Nozes, Romeu e Julieta e O Lago dos Cisnes.

Siga as redes sociais da UNIJUÍ FM para ficar informado sobre os próximos convidados do programa: Instagram e Facebook. O Encontro Casual vai ao ar todos os sábados, às 10h, com reprise aos domingos, às 23h.


Convidados do Rizoma discutem sobre impactos da pandemia na educação

Desde o mês de março, quando decretadas diversas medidas de isolamento social como principal e imediata ação de enfrentamento ao Coronavírus, o setor educacional, público ou privado, teve que se adaptar. Sem aulas presenciais, foi necessário buscar alternativas para garantir que o conhecimento chegasse aos estudantes. O cenário não é igual para todos, bem sabemos. Dificuldades de acesso à tecnologia e a internet são alguns dos empecilhos que dificultam o aprendizado neste momento. Por outro lado, instituições como a Unijuí conseguiram rapidamente se adaptar, oferecendo aulas online em plataformas como as do Google e o semestre está se encaminhado ao final já.

No Rizoma temático desta semana, o assunto discutido foi: “Os impactos e transformações causados pela pandemia na educação”. O que mudou e vai continuar mudando? Como professores e estudantes se adaptam e encaram este cenário? quais os desafios, virtudes e problemas neste contexto educacional? Como as famílias estão encarando esse momento? São as perguntas que nortearam este debate!

Os convidados desta edição foram Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí e Ronaldo Mota, Titular da Academia Brasileira de Educação, consultor, escritor e conferencista nas áreas de Novas Tecnologias e Metodologias Inovadoras em Educação. Também foram reproduzidos alguns depoimentos de quem está diretamente implicado neste contexto, como a Laís Padoin, egressa de Matemática da Unijuí, formada em março e que assumiu suas primeiras turmas já com a situação do isolamento social.

Confira o Programa na íntegra no player abaixo ou em outras plataformas de streaming: SpotifyDeezer iTunes.


Campanhas de incentivo ao comércio local são assunto no Rizoma

Entre os diversos efeitos da pandemia da covid-19, um dos mais generalizados é o impacto na economia. Os primeiros dados de dois meses de pandemia apontam uma queda substancial na atividade econômica e o aumento do desemprego. Em reação a esta “segunda onda” da pandemia, tem surgido diversas iniciativas que procuram chamar a atenção sobre como é particularmente importante que o consumo seja orientado considerando outros critérios que não apenas a relação custo-benefício. Em especial, considerar quanto a escolha de comprar um produto num ou outro local pode ou não favorecer a economia local, particularmente, em cidades de menores.

A Assembleia Legislativa do Estado, por exemplo, já lançou a campanha Escolha de valor, compre produtos e serviços daqui. Cidades como Santa Maria e Caxias do Sul também possuem fortes movimentos como motes semelhantes.Neste contexto, cidades da nossa região como Santa Rosa e Ijuí também iniciaram movimentos similares e a própria UNIJUÍ lançou uma campanha que está disponibilizando para os municípios da região. 

Este foi o tema do debate do Rizoma desta semana, que foi ao ar na Unijuí FM e está disponível em podcast nas plataformas de streaming. O episódio analisou o impacto econômico da pandemia da covid-19 nas cidades do noroeste de nosso Estado, o papel que empreendedores e consumidores locais podem jogar neste cenário e analisar o repercussão dessas campanhas no comportamento de compra da população.

Para ajudar explicar este cenário, os convidados foram: a professora coordenadora do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis Econômicas e da Comunicação, Euselia Paveglio Vieira, a professora coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rubia Schwanke; a também professora dos curso de Publicidade e Jornalismo, Nilse Maldaner, coordenadora da Usina de Ideias, Agência Experimental destes dois cursos e Maiquel Kelm, gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a AGIT.

Confira o programa na íntegra no player abaixo ou em outras plataformas de streaming: SpotifyDeezer e iTunes.

Nesta edição, também contribuíram, de Santa Rosa, o empresário Douglas Marques, representante da Acisap, falando sobre a iniciativa “Aqui Dá”; o presidente da ACI, Nilo Leal da Silva, que falou sobre a campanha “O Movimento Gira”. Além do prefeito de Chiapetta, Eder Both, Aldir Mauro Huber, de Três Passos, presidente da CACIS e Rafael Jacques de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi.

Sou Daqui

Durante o Rizoma, também foi detalhada a Campanha construída pela Unijuí para estimular ações nos municípios da região, chamada “Sou Daqui”. Desenvolvida pela Usina de Ideias, Agência Experimental dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade, que é coordenada pela professora Nilse Maldaner, a partir de demanda da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, coordenada pelo Vice-Reitor, Fernando Jaime González. A ação também tem a participação da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a Agit, que tem como gerente Maiquel Silva Kelm.

Para a Campanha “Sou Daqui”, foram desenvolvidos um mote de comunicação, peças publicitárias e materiais para a publicação em redes sociais e diversas mídias. Esta campanha justamente veio para mostrar às comunidades a importância do fortalecimento dos negócios locais neste momento de crise. “A proposição é mostrar a importância  da união, fortalecendo enormemente a ideia de que a Unijuí e as associações estamos trabalhando em conjunto para o bem de todos”, salienta a professora Nilse Maldaner.

E como vai funcionar daqui para frente? A Unijuí reforça a possibilidade de mais municípios poder receber a campanha “Sou Daqui” de forma gratuita e “customizada” para o poder público e/ou associações, para saber detalhes basta entrar em contato com o Escritório Universidade Comunidade da Agit, no e-mail: comunidade@unijui.edu.br. “Vamos passar todas as informações sobre a distribuição de peças publicitárias, as orientações referentes a postagens de toda a comunicação e de como as prefeituras ou entidades irão poder disseminar essas campanhas nas suas plataformas de comunicação, nas suas mídias digitais e fazer com que cada cidade tenha esse engajamento”, complementa, Maiquel Kelm, gerente da Agit.


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.