Os 40 anos do Musicanto Sul-americano de Nativismo foi marcado por homenagens a Luiz Carlos Borges, idealizador do festival e também a Manolo, autor da música Vire o mate. A 29ª edição aconteceu de 16 a 18 de novembro, no Centro Cívico de Santa Rosa e teve transmissão da Rádio Unijuí FM.
Em cima do palco, a grande campeã do Musicanto foi "A história de Dom Latino", letra de Érlon Péricles. O segundo lugar foi Aldebaran, letra de Sérgio Carvalho Pereira e interpretada por Pirisca Grecco. O terceiro posto teve a marca registrada do músico Kako Xavier, e a canção "Quem é você".
Já na categoria instrumental, a música "Dos ventos" que além de levar o primeiro lugar, também foi agraciada com o prêmio de melhor arranjo. A melhor intérprete foi Cecília Becker, que cantou a música "Respirar", e também levou o troféu da música mais popular. A melhor letra foi "Aldebaran", e o melhor instrumentista foi Adriano Sperandir.
Além das músicas concorrentes, o Musicanto ainda teve shows de Guri de Uruguaiana, homenagem a Luiz Carlos Borges através dos músicos Angelo Franco, Shana Müller, Érlon Péricles, Loma Pereira e Vinicius Brum, e na última noite, show com Javier Arias. A trigésima edição do Musicanto vai acontecer de 06 a 08 de novembro de 2025.
Foto: Site Oficial Musicanto
Equipe da Unijuí FM