Município abre conversa sobre Segurança Pública, voltada para o âmbito escolar - Unijuí

Com o objetivo de tranquilizar a população em resposta às ameaças que surgem através das redes sociais, a prefeitura de Ijuí, em nome do atual prefeito Andrei Cossetin, dos secretários, e de representantes da segurança pública, se reuniram em duas situações para esclarecer sobre as medidas a serem realizadas, e também para tranquilizar a população sobre possíveis ataques.

Em um primeiro momento foi realizado no Salão Farroupilha da prefeitura de Ijuí, na terça-feira, 11, uma reunião com a comunidade para tratar sobre a segurança nas escolas. O encontro foi necessário para alinhar o trabalho de escolas, instituições, poder público e forças de segurança. Após o encontro o prefeito Andrei Cossetin manifestou para a Rádio Unijuí FM que “é importante entender o que as forças de segurança estão fazendo, estão investigando, e a princípio todas as manifestações de redes sociais são fakes, a população pode ficar tranquila quanto a isso. Não tem nada para acontecer em Ijuí, região e estado”.

Já na quarta-feira, 12, foi realizada uma coletiva de imprensa, com o mesmo objetivo de tranquilizar a comunidade e alinhar as ações entre o executivo e as forças de segurança. Neste segundo momento o secretário da educação de Ijuí, Claudio Souza, ressaltou que já existem ações pensadas e planejadas para os próximos dias, “uma ação que deve acontecer já na próxima semana, é uma grande reunião com os gestores das escolas municipais, estaduais e também da rede privada, juntamente com as forças de segurança”. “É um momento importante de orientação e também de informação para os nossos diretores, de como lidar com algumas situações de segurança que permeiam muitas vezes o espaço escolar” Concluiu o secretário.

O prefeito Andrei Cossetin, frisou os programas já existentes de segurança nas escolas, e garantiu que a prefeitura está atenta e trabalha com as forças de segurança de forma integrada. Além disso, o prefeito Andrei Cossetin também orientou a população a buscar informações em fontes seguras, como a imprensa oficial, rádios, jornais e sites de notícias confiáveis.

Enquanto o delegado Ricardo Miron falou para a Rádio Unijuí FM que tem agido no sentido de repudiar essas informações falsas que estão chegando e a ação da polícia civil é no sentido de buscar a autoria dessas informações que circulam nas redes sociais, “essas informações causam esse sentimento de pânico na sociedade e acabam movimentando toda a estrutura de prefeitura, comunidade escolar, sociedade em geral causando uma intranquilidade muito grande, e obviamente a gente teme também que possa causar algum sentimento, que venha causar alguma agressão a algum aluno de escola, obviamente que essas informações são falsas, da mesma forma que circula em ijuí, circula em todas as cidades do estado, e isso não é diferente de outras cidades”. O delegado ainda completa informando que a comunidade pode ficar tranquila, mas atenta a qualquer informação, “A comunidade escolar e comunidade em geral pode ficar tranquila, são informações obviamente falsas, mas a gente claro, que tem que acender o sinal de alerta, e ficar de certa forma, com uma certa cautela, cuidando e checando as informações”.  

Devido a alta repercussão e preocupação que se instaurou em toda a sociedade, o Ministério da Justiça lançou um canal de denúncias para quem receber alguma informação sobre um possível ataque. Acesso através do link: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.

Ouça na íntegra as falas do prefeito Andrei Cossetin e do Secretário da Educação, Claudio Souza durante a coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira, 12.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.