Curso de Taxidermia ministrado pelo Médico Veterinário Carlos Alberto Noll e pela professora Dra. Francesca Werner Ferreira será realizado na Unijuí. O curso é dividido em dois momentos, sendo um primeiro encontro online no dia 12/11, tendo início às 8h30 e finalizando às 11h30 e no dia 19/11 um encontro presencial para execução das teorias ensinadas, este com início às 8h mas sem horário de conclusão já que os alunos serão estimulados a executar as técnicas presentes no curso.
A taxidermia é considerada como um ramo da biologia e tem por objetivo a preservação de animais mortos, despojados de vísceras, carnes e esqueletos, utilizando-se somente da pele curtida do exemplar, popularmente conhecida como "empalhamento". A taxidermia serve para conservar, dar forma a pele, planos e tamanhos dos animais, mantendo suas características de aparência em vida (Hidasi Filho, J., 1976). É uma técnica que pode ser utilizada na produção de coleções científicas, didáticas, destinadas à exposição, divulgação e ensino, e também ser uma alternativa de lazer e cultura.
O curso tem como objetivo introduzir algumas técnicas de taxidermia para estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Os espécimes que serão utilizados para a prática foram doados ou recolhidos na região, encontrados mortos (em sua maioria por atropelamento), e deles, serão coletados materiais biológicos para análise de eventuais patógenos, com acompanhamento do médico veterinário da 17ª CRS.
Ouça na íntegra a entrevista com a professora Francesca Werner Ferreira.