O festival nativista Canto de Luz que neste ano acontece de 17 a 19 de Novembro na SOGI - Ijuí carrega o nome de Luzes para um novo canto. As inscrições para a Fase Local, Fase Geral e também para a 7ª Lamparina da Canção se encerram nesta sexta-feira. Na Fase Local dez canções serão apresentadas, serão permitidos compositores, intérpretes e instrumentistas de todas as regiões do Brasil e demais países sul-americanos, desde que a maioria ou metade dos compositores (letra e melodia) sejam naturais de Ijuí ou aqui radicados, no mínimo há três meses antes da realização do evento. Já na fase geral 20 canções concorrem a premiação, sendo permitidos concorrentes de todo o Brasil e demais países sul-americanos. Em todas as fases do festival, cada compositor, individualmente ou em parceria, poderá inscrever no máximo 5 obras.
O presidente da associação Ortiz Schroer Júnior falou para a Rádio Unijui FM que a “busca é para que seja um festival como sempre acontece, em uma organização máxima de uma forma que possamos ser base para o nativismo, que em novembro ijuí possa seja a capital do nativismo e a partir daí possamos receber bons músicos que tenham interesse em fazer com que a música nativista, sua música, seja propagada e que seja no nosso palco”.
A 7ª Lamparina da canção que acontece em paralelo com o Canto de Luz será dividido em faixas etárias, poderão participar jovens menores de 18 anos, divididos por categoria pré mirim (menores de 10 anos), Categoria mirim (menores de 14 anos) e Categoria juvenil (de 14 anos até menores de 18 anos). Na Lamparina cada intérprete poderá realizar no máximo 2 inscrições.
Ouça na íntegra a entrevista com o presidente da associação Ortiz Schroer Júnior.