Ações para o solo da área atrás do Hospital Veterinário - Unijuí

Ações para o solo da área atrás do Hospital Veterinário

Após um primeiro momento em que no dia 22 de agosto a empresa AgroPrecision - Agricultura Inteligente promoveu a análise do solo. A restauração do local está sendo promovida pelo Núcleo Patrimonial da Universidade, com apoio do Programa de Melhoramento Genético - Linha Grãos que realizou o mapeamento da área que possui 2.5 hectares.

Em entrevista para o Marketing da Unijui o coordenador do Núcleo Patrimonial, Felipe Renah Schmidt, destacou que a análise é importante para determinar a quantidade de nutrientes disponíveis no solo. “Iremos utilizar essa área que fica atrás do Hospital Veterinário para cultivar diversos experimentos, só que ela está bastante degradada. Então, como são necessários fertilizantes, adubo e outros produtos para melhorar a qualidade dessa terra, precisamos fazer essa análise”.

O projeto denominado Área Experimental Campus vai possibilitar aos alunos diversos estudos focados, aliando os estudos teóricos de sala de aula com a prática de campo. De acordo com o professor Ivan Carvalho coordenador da Linha Grãos do Programa de Melhoramento Genético  “muitas vezes se discute com um aluno determinados temas, que didaticamente quando você mostra ele acontecendo na lavoura em si, o aprendizado é mais elevado, então juntando a necessidade visual a necessidade do ponto de vista agronômico e trazer novas tecnologias para a comunidade em busca de parceiros. É uma boa oportunidade para mostrar o nosso trabalho, começando do zero em uma área que estava em um estágio de degradação muito elevado”.

Confira na íntegra a entrevista com o coordenador do Núcleo Patrimonial, Felipe Renah Schmidt e com o professor Ivan Carvalho coordenador da Linha Grãos do Programa de Melhoramento Genético.