Desfile 7 de Setembro - Unijuí

Desfile 7 de Setembro

Aconteceu ontem na Praça da República de Ijuí o tradicional desfile cívico e militar de 7 de Setembro, evento que já não acontecia a dois anos devido a pandemia da covid-19. O evento iniciou com exatidão às 8h da manhã com os grupos étnicos consolidando o município como a terra das culturas diversificadas, seguido pela Banda Municipal Carlos Gomes. Após a banda municipal foi a vez das escolas entrarem em ação, destaque para as 14 bandas marciais, dentre as 21 escolas participantes. Foram nove escolas municipais, oito estaduais e quatro privadas, e o Grupo Escoteiros de Ijuí foi o responsável por encerrar o desfile cívico dando início ao desfile militar que contou com a presença de militares do exército, representando o 27º GAC, alunos do Colégio Tiradentes, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e bombeiros.

A reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring ressaltou a retomada do evento após 2 anos sem o evento presencial: "Em uma esperança de 2 anos sem desfile, todas as escolas bem organizadas, trabalhando efetivamente o que significa civismo, significa respeito a pátria e liberdade. 200 anos de independência é para ser comemorado”. A reitora também parabenizou todas as escolas pelo envolvimento.

O Comandante do 27º GAC, Ricardo Dias Reimann disse ser um momento muito especial na história da república, “comemorando 200 anos da independência saindo de um cenário pós pandemia, resgatando todos os símbolos nacionais, momento especial de celebração, com a praça lotada, momento de muita alegria e que o povo brasileiro tem que celebrar e reconhecer o que os antepassados fizeram para que nós chegássemos nos dias de hoje”.

O Prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin disse ser o maior desfile da história de ijuí, com seis mil alunos e toda força militar, “Uma vontade que todos estavam, após a pandemia, eventos como esse, Deus segurou a chuva, um dia lindo, a praça linda as ruas estão enfeitadas, a prefeitura decorada, assim como estamos trabalhando em toda cidade para transformar a cidade e ter qualidade de vida, um dia especial afinal é o bicentenário da independência da república".

O evento reuniu uma multidão no decorrer da rua Benjamin Constant, a qual foi fechada da rua 21 de Abril até a Álvaro Chaves, e marcou o encerramento da semana da pátria.