Rizoma: professoras que participam do Profissional do Futuro compartilham experiências - Unijuí

Em período de Profissional do Futuro, o Rizoma não poderia tratar de outra temática senão a escolha profissional. Inquietude para muitos concluintes do Ensino Médio, que enfrentam dúvidas em relação às vivências profissionais do futuro, em meio a tantas possibilidades de atuação. Para conversar sobre o evento promovido pela Unijuí e os desafios diários da educação e dos educandos, foram convidadas professoras que acompanharam estudantes durante a visita à Universidade: Cláudia Vogel Ely, do Colégio Estadual Caldas Junior, de Alegria e as professoras Eliane Reis e Claudia Rauch Wicrzbick, da Escola Estadual de Ensino Médio Antonio Padilha.

A professora Eliane já acompanhou muitas turmas no Profissional do Futuro e afirmou o quanto a iniciativa é importante para neste período decisivo, em que os estudantes precisam tomar decisões sobre suas carreiras. “Eles vão voltar totalmente transformados. Saem daqui com outra cabeça, já querendo vir para a Universidade e isso com certeza vamos perceber nas aulas, porque o retorno é imediato. Sempre tentamos mostrar para eles uma imagem da Universidade, mas com o evento ela fica concretizada. O que eles têm aqui na Unijuí, envolve todos os nossos saberes e ensinos de sala de aula”, destacou a docente.

Claudia Rauch Wicrzbick, também comentou durante o Rizoma sobre a importância da valorização do evento, que além de clarear escolhas profissionais, permite socializações com diversas pessoas e em diversos ambientes. “Além de tirar dúvidas, é a ligação da teoria com a prática.  Aqui os estudantes conseguem ver realmente a prática dos cursos. Acompanho os estudantes há muitos anos e quando eles vêm aqui, saem praticamente com uma ideia formada sobre a sua escolha profissional, realmente realizados com o que eles enxergam”, relatou a professora.

Já a professora Cláudia, do Colégio Estadual Caldas Junior, explicou que esta foi a sua primeira edição do Profissional do Futuro no campus Ijuí, mas que em outras edições presenciais, já acompanhou estudantes no campus Santa Rosa. “É um evento muito decisivo e marcante, principalmente depois de ter passado pela pandemia, em que os estudantes enfrentaram muitas dificuldades. Eles se identificam com suas áreas, esclarecem dúvidas, podem interagir com os profissionais, conversar. Precisamos incentivar a formação acadêmica”, afirmou a docente.

A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, também participou do programa, dialogando com as professoras e realizando uma breve avaliação do evento. "Neste ano, o Profissional do Futuro tem um olhar diferente, porque precisávamos retomar essas atividades presenciais. E esse é o momento de vermos os jovens aqui, com brilho nos olhos, querendo conhecer as profissões. Talvez, alguns estejam começando a sonhar com algo que não estava no seu projeto de vida e isso também é uma importante motivação para os professores. A universidade tem o poder de surpreender os estudantes, porque é uma estrutura física diferente, é um ambiente diferente e que faz bem para as pessoas”, relatou a vice-reitora.

Além disso, o Rizoma trouxe depoimentos de outros professores que participaram do profissional do futuro, com mensagens importantes aos concluintes do Ensino Médio, com suas visões sobre o evento da Unijuí. O programa finalizou com diálogos sobre o enfrentamento de situações durante a pandemia do Covid-19 e os diferentes desafios para professores e estudantes.

Confira o programa completo: