Rizoma Temático debate a relevância da Fenasoja para os negócios regionais - Unijuí

Rizoma Temático debate a relevância da Fenasoja para os negócios regionais

O Rizoma Temático desta semana foi um pouco diferente. Desta vez, o programa deixou o o estúdio da Rádio Unijuí FM e realizou o debate diretamente da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa. A feira é vista como um dos principais agentes de desenvolvimento da região, pois exerce papel de liderança, fomentando negócios, pesquisa e inovação.

A temática “Fenasoja: negócios e empreendedorismo regional” foi discutida entre os convidados: prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; presidente de honra da Fenasoja 2022, Nilson Guidolin; presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap), Lídia Linck Lagemann; e o coordenador do campus Santa Rosa da Unijuí, Marcos Paulo Scherer.

De acordo com o prefeito Anderson Mantei, a feira acontece graças à população trabalhadora santa-rosense que vem buscando realizar um evento que reflete o progresso do município. “É a dedicação de 4 anos de muitos voluntários que fizeram acontecer a feira e hoje temos uma demonstração cabal do que é e como se faz o desenvolvimento econômico”, afirmou.

A presidente da Acisap, Lídia Linck Lagemann, garantiu que desde a fundação de Santa Rosa seu povo vem agindo de forma comunitária e interativa em prol do desenvolvimento. Foi com esse intuito que meses após a emancipação que um grupo de empresários fundou a Associação. “O que estamos fazendo é nos esforçamos muito para manter esse nível, oportunizando a potencialização de empresas e criando uma espiral positiva de desenvolvimento”, destacou.

Faltando pouco mais de um mês para completar 32 anos junto ao povo santa-rosense, a Unijuí possui, a partir da educação, papel fundamental no crescimento econômico da cidade. “Nossos professores possuem dezenas de projetos de extensão e de pesquisa atuando em Santa Rosa e isso é atuar diretamente com a comunidade. Além disso, a Unijuí quer ser parceira do município em todos os projetos que conseguirmos juntos alcançar”, complementou o coordenador do campus, Marcos Paulo Scherer.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Confira o programa na íntegra: