Orientação de jovens para carreira profissional pauta o Rizoma desta quinta-feira - Unijuí

Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil para os estudantes do Ensino Médio. Em meio a tantas carreiras promissoras, a decisão, por vezes, acontece acompanhada por pressões individuais e familiares, dificultando o processo.

Para debater o tema "Carreira: como orientar os jovens nessa jornada pela escolha profissional", o Rizoma Temático desta quinta-feira, 31 de março, contou com a presença da professora da Unijuí e assessora pedagógica do Ensino Médio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Maristela Righi Lang; com a coordenadora do curso de Psicologia da Unijuí - campus Ijuí, professora Sonia Fengler; e a coordenadora do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil da Unijuí, Viviane Stroschein.

Dentre os temas debatidos está a reformulação do Ensino Médio que, de acordo com a professora Maristela, tem um propósito fundamental. “A mudança surge para tentar responder às demandas, uma vez que os dados apontam que há uma evasão muito grande nessa etapa da Educação Básica. É necessário fazer algumas alterações para que o aluno se sinta parte da instituição e se torne protagonista de seu processo de formação”, salienta.

A professora Sonia Fengler comenta que o início da graduação marca o começo de uma etapa totalmente diferente da vida e por isso os adolescentes devem estar preparados. “Por mais que o Ensino Médio esteja se transformando, ainda é um lugar que oferece proteção e segurança. Então quando esses jovens chegam na Universidade, realmente eles começam a explorar o mundo”, conta.

Outro fator debatido entre as convidadas foi a falta de confiança nas próprias ações que os adolescentes tomam, fazendo com que, mesmo após ingressar na Universidade, acabem trocando de curso ou, até mesmo, desistindo da carreira. Tal fato é perceptível pelo Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil da Unijuí.

“Percebemos que os jovens mudam facilmente seus rumos. Eles realizam o vestibular para um curso e quando são admitidos mudam de novo. Além disso, eles têm muita ansiedade de finalizar logo a sua graduação. Em algum momento eles conseguem se encaixar e fazer aquilo que gostam, mas até fazer essa escolha, é um tempo difícil”, explica Vivian.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Confira o Rizoma Temático na íntegra: