Rússia x Ucrânia: Unijuí FM conversa com professores sobre o conflito - Unijuí

Rússia x Ucrânia: Unijuí FM conversa com professores sobre o conflito

Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, tropas russas invadiram a Ucrânia, após semanas de tensão entre as duas nações. O ataque russo iniciou com o bombardeio de diversas cidades ucranianas, entre elas a capital Kiev, que amanheceu ao som do alarme de sirenes. Ao longo do dia, além dos ataques aéreos, a Rússia investiu contra o país vizinho também por terra e mar, tomando inclusive a usina nuclear de Chernobyl, palco do maior acidente nuclear da história, ocorrido em 1986.

As ameaças de invasão por parte do presidente russo Vladimir Putin, iniciaram devido ao interesse do governo ucraniano de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A Otan é uma aliança militar, criada em 1949, formada por 30 países. Entre eles, grandes potências ocidentais como os Estados Unidos, a Alemanha, a França e o Reino Unido. Como a Ucrânia é praticamente o território que separa a Rússia da União Europeia, o governo russo viu a proximidade como uma ameaça aos seus interesses políticos e comerciais.

Para debater sobre as consequências políticas, econômicas e sociais desse conflito, a equipe da Unijuí FM conversou durante a manhã de hoje com professores das áreas de história, economia e direito, que fizeram uma análise da situação e como ela repercute no mundo todo.

Confira abaixo as entrevistas completas:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.