Projeto Escola, Folclore e Cultura ultrapassa as fronteiras da sala de aula e chega ao rádio - Unijuí

A partir deste sábado, 1º de fevereiro, aproximadamente 200 relatos de estudantes e professores que participaram do projeto “Escola, Folclore e Cultura” passam a integrar a programação da UNIJUÍ FM. O conteúdo, que vai ao ar às 10h, 15h e 21h, foi gravado com os alunos dos Anos Iniciais de escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, na etapa denominada “Pequenos Jornalistas”, que desenvolveu atividades para turmas do 1º ao 5º ano. O objetivo desta etapa era a de realizar uma pesquisa sobre elementos da cultura rio-grandense, como jogos, brincadeiras, ditados, poesias, músicas e danças, por meio de consulta em livros e entrevistas com familiares e professores.

No segundo semestre de 2019, a equipe da Unijuí FM visitou as nove escolas que fizeram parte desse módulo do projeto – Adventista, CEAP, EFA, Eugênio Storch, Joaquim Nabuco, Luiz Fogliatto, Polivalente, Ruizinho e São Geraldo. Na oportunidade, os estudantes tornaram-se locutores por um dia, realizando a leitura ou falando de forma improvisada sobre o que aprenderam, em uma imitação de cabine radiofônica. O momento foi a oficialização da pesquisa feita por eles e possibilitou o exercício da comunicação e oralidade.

O resultado desse trabalho agora chega ao rádio, como forma de estender o projeto para além das escolas, levando o conhecimento sobre a cultura e o folclore do Rio Grande do Sul para toda a comunidade. Para quem quiser ouvir os depoimentos dos participantes, eles estão disponíveis na playlist a seguir:

Sobre o projeto

O projeto “Escola, Folclore e Cultura: conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho” é uma realização da Rádio Educativa UNIJUÍ FM e da UNIJUÍ, com apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação e financiamento da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

Em 2019, o projeto passou por 16 escolas de Ijuí, públicas e privadas, nas quais trabalhou temas relacionados às tradições gaúchas com mais de 1900 estudantes. Além dos Anos Iniciais (Pequenos Jornalistas), o projeto contemplou os outros dois níveis do Ensino Fundamental, cada um com atividades específicas:

Educação Infantil (Artistas Mirins): os alunos foram responsáveis pela produção de desenhos, artes plásticas e outras instalações que resgatassem artefatos, personagens e lendas do folclore gaúcho. A equipe da Unijuí FM também visitou as escolas que integraram essa modalidade do projeto, para, em um momento de socialização com estudantes e professores, conferir e registrar as produções dos Artistas Mirins. A seguir, é possível ouvir alguns relatos de como foi a experiência:

Anos Finais (Jovens Escritores): os estudantes elaboraram verbetes com termos e expressões idiomáticas gaúchas, que marcam os dialetos do Rio Grande do Sul, tanto no passado quanto atualmente. Os verbetes foram reunidos no “Dicionário de Falares do Gaúcho”, que foi distribuído para a comunidade, contendo também ilustrações dos alunos.

No final do ano, a Unijuí FM promoveu o evento “Folclore no Campus, que encerrou as atividades do projeto Escola, Folclore e Cultura.