UNIJUÍ FM premia vencedores do Concurso Literário - Unijuí

UNIJUÍ FM premia vencedores do Concurso Literário

Na próxima terça-feira, 29 de outubro, a Rádio Educativa Unijuí FM e a Unijuí realizam premiação do Concurso Literário “Folclore brasileiro e o nosso meio ambiente”, que integra o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí 2019. O evento acontece no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, às 9h, e conta com a presença de alunos e professores que participaram do concurso.

Além de anunciar as 12 redações vencedoras, que foram transformadas em radionovelas, a cerimônia de premiação também será destinada a uma reflexão sobre literatura, folclore e a realidade do nosso meio ambiente, oportunizada pelos professores do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, Anderson Amaral de Oliveira e Taíse Neves Possani.

O concurso destinou-se a alunos do 6º ao 9º ano de Ijuí e região, que deveriam produzir um texto do gênero conto. Para além disso, os estudantes foram desafiados a criar um enredo que envolvesse um ou mais personagens do folclore brasileiro, estabelecendo também uma relação com o meio ambiente e a sustentabilidade nos tempos atuais.

Ao total, 14 escolas participaram do Concurso Literário e 229 contos foram avaliados pela Comissão Julgadora, composta por integrantes da Rádio Unijuí FM e professores do curso de Letras, do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da Unijuí.

Os alunos vencedores receberão medalha, certificado, livro impresso contendo as 12 redações premiadas e CD com o áudio das radionovelas. Além disso, os ganhadores em 1º lugar também levarão um smartphone, em 2º lugar um fone de ouvido sem fio com bluetooth e entrada para cartão de memória e em 3º lugar um vale-livro no valor de R$ 50,00.

Todos os 12 professores que tiverem seus alunos premiados ganharão certificados de participação como orientadores da atividade, o livro com as 12 redações premiadas e o CD contendo as radionovelas.

O projeto conta com o apoio do Departamento de Educação e Humanidades (DHE) da Unijuí, Cia Cadagy, Unimed Noroeste RS, Fonte da Ilha, Yázigi, Pró-Audi, Literatus Xok’s, Net Copy, Casa Elisa, Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Regional de Educação. Este Concurso Literário foi financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS), através de convênio firmado entre o Município de Ijuí – Poder Executivo e o Estado do Rio Grande do Sul.