Visitas do projeto Escola, Folclore e Cultura envolvem comunidade escolar - Unijuí

Visitas do projeto Escola, Folclore e Cultura envolvem comunidade escolar

Conhecer e preservar os saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho: esse é o objetivo do projeto Escola, Folclore e Cultura, realizado pela Unijuí FM e Unijuí. Desde julho, escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, vêm desenvolvendo atividades, produções, pesquisas e momentos recreativos, que envolvem estudantes, pais e professores em um trabalho lúdico sobre os costumes rio-grandenses.

Cada etapa da educação básica recebeu um desafio:

Estudantes da Educação Infantil transformaram-se em Artistas Mirins e produziram desenhos, artes plásticas e outras instalações, resgatando artefatos, personagens e lendas do folclore gaúcho.

Alunos dos Anos Iniciais, também chamados de Pequenos Jornalistas,  pesquisaram sobre brincadeiras, ditados, músicas e poesias da cultura gaúcha, a partir de consulta bibliográfica e entrevistas com pais, avós e professores. O resultado desse trabalho é narrado por eles em um momento de socialização com a Unijuí FM.

Já os estudantes dos Anos Finais se tornaram Jovens Escritores e criaram verbetes com termos e expressões idiomáticas gaúchas, que marcam os dialetos do Rio Grande do Sul, tanto no passado quanto atualmente. Dez verbetes de cada turma serão reunidos no “Dicionário de Falares do Gaúcho”.

No dia 16 de setembro, a equipe da Rádio Unijuí FM iniciou as visitas aos Artistas Mirins, com o intuito de acompanhar as mostras dos trabalhos realizados e socialização dos saberes, registrando em fotos, áudios e vídeos as produções das crianças.

Desde o dia 18 do mesmo mês, também estão sendo visitados os Pequenos Jornalistas, ocasião na qual é realizada a gravação das informações coletadas pelos estudantes, em uma imitação de cabine radiofônica, dando a eles a oportunidade de serem locutores por um dia.

Além da mostra de trabalhos e narração oral da pesquisa, as escolas organizam momentos interativos para recepcionar a Unijuí FM, como roda de chimarrão, fandango ao ar livre, passeio à cavalo, bolo de erva-mate e apresentação de músicas tradicionalistas gaúchas.

As ações de socialização estão fazendo sucesso na comunidade escolar. “É gratificante ver o envolvimento e dedicação de alunos, pais e professores. Eles realmente participam e constroem juntos os saberes, através de atividades criativas e enriquecedoras. Ficamos encantados com as visitas, pois percebemos o quanto o projeto está sendo importante”, afirma a diretora da Rádio Unijuí, Cláudia Bohrer.

Confira alguns dos comentários na fanpage Escola, Folclore e Cultura:

Aline Copetti: “Que encanto de vídeo... de uma linguagem delicada e sensível... ativando emoções e sentimentos ao lembrar cada momento do projeto que trouxe brilho no olhar de crianças e adultos... Gratidão pela oportunidade e pelo desafio lançado às escolas!”

Lídia Allebrandt: “Encantada com o envolvimento das crianças e professoras. Parabéns”.

Jossane Assmann: “Muito lindo, pelo jeito as crianças amaram”.

Marci Konagevski: “Parabéns, muito incentivadora a ideia”.

Deloni Lourdes: “Tudo muito lindo”.

Lenara Morais: “Antonny meu filho lindo. Ora, no cavalo. Que legal. Orgulhosa”.

Acesse as fotos e vídeos das visitas:

Escola Municipal Infantil Professora Cândida Iora Turra - Artistas Mirins (Educação Infantil): Fotos e vídeo.

Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) - Artistas Mirins (Educação Infantil): Fotos.

Escola Adventista de Ijuí - Artistas Mirins (Eduação Infantil) e Pequenos Jornalistas (Anos Iniciais): Fotos e vídeo.

Escola Municipal Fundamental Joaquim Nabuco - Artistas Mirins (Educação Infantil) e Pequenos Jornalistas (Anos Iniciais): Fotos e vídeo.

Escola Municipal de Educação Infantil Solange Ana Copetti - Artistas Mirins (Educação Infantil): Fotos e vídeo.

Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) - Artistas Mirins (Educação Infantil) e Pequenos Jornalistas (Anos Iniciais): Fotos.

Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) - Pequenos Jornalistas (Anos Iniciais): Fotos.

Escola Municipal de Educação Infantil Maria Barriquello - Artistas Mirins (Educação Infantil): Fotos.

Encerramento

No dia 17 de novembro, será realizado um evento denominado Folclore no Campus, aberto à comunidade, com o objetivo de socializar os resultados do projeto. Na ocasião haverá mostra de trabalhos, apresentações culturais, cinema ao ar livre e distribuição do Dicionário de Falares do Gaúcho, com os verbetes elaborados pelos Jovens Escritores.

O projeto Escola, Folclore e Cultura é uma realização da Rádio Educativa Unijuí FM e da Unijuí, com apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação, e financiado pela Secretaria de Cultura do RS por meio do Pró-Cultura RS.