Dia Mundial dos Animais: médica veterinária fala sobre a posse responsável - Unijuí

Dia Mundial dos Animais: médica veterinária fala sobre a posse responsável

Nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, é comemorado o Dia Mundial dos Animais! E pra marcar essa data, o Rádio Ideia conversou com a médica veterinária Luciana Mori Vieiro, professora do Departamento de Ciências Agrárias (DEAG) da Unijuí, sobre a posse responsável e cuidados que o proprietário deve ter com o animal.

Em um primeiro momento, a professora destacou a importância da responsabilidade na relação entre o dono e o animal, sejam domésticos ou aqueles utilizados para algum tipo de trabalho. "O indivíduo precisa entender que o animal é um ser vivo que sente dor, prazer, fome, sede e frio; então ele tem que ter suas necessidades básicas atendidas", disse.

Para a médica veterinária, um dos maiores problemas que vivenciamos hoje em relação ao bem estar animal é o do abandono. De acordo com ela, animais abandonados se tornam errantes, procurando por comida nos lixos e entrando em contato com insetos e roedores. Em função disto, acabam funcionando como uma via de transmissão das zoonoses - as doenças que são transmitidas do animal para o humano, como a raiva.

Ainda durante a entrevista, Luciana falou sobre os serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário da Unijuí e como o curso de Medicina Veterinária se insere dentro desse contexto. Além de oferecer serviços de clínica e cirurgia, diagnóstico por imagem, ultrassonografia e acompanhamento médico, o hospital também é ferramenta na formação e qualificação profissional do aluno. Segundo a professora, os acadêmicos têm oportunidade, durante todo o curso, de participarem das atividades práticas não apenas no Hospital, como também na Escola Fazenda do Instituto Regional De Desenvolvimento Rural (IRDER).

A entrevista na íntegra com a médica veterinária Luciana Vieiro você confere logo abaixo: