Mais um tema da semana foi debatida no Rizoma na manhã desta quinta-feira, 4. A polêmica Reforma da Previdência foi o tema da vez. Dois convidados participaram do programa junto com os jornalistas Douglas Dorneles da Rosa e Juliana Griebler. A professora do curso de Direito da Unijuí, Nelcy Meneguzzi, e o advogado especialista em Direito Previdenciário, Ildo Gobbo. Durante o programa eles falaram sobre a Reforma, buscando esclarecer os diversos pontos do projeto apresentado pelo Governo Federal como também suas possíveis consequências.
A professora Nelci Meneguzzi sublinhou algumas mudanças da atual Previdência no que se refere a proposta apresentada à Câmara pelo Governo Bolsonaro, especialmente ao que ela destacou como principal ponto de modificação. “O principal ponto da Reforma da Previdência gira em torno de uma idade mínima para aposentadoria. A ideia é o homem se aposentar aos 65 anos de idade e a mulher ao 62. Associado a essa idade mínima, que hoje não temos em regra, vai existir um tempo mínimo de contribuição. Atualmente se exige como carência 180 contribuições que equivalem a 15 anos. A partir da Reforma haverá essa progressão de 15 para 20 anos”, explicou a professora.
O advogado Ildo Gobbo, em uma de suas intervenções no programa, ponderou sobre outras mudanças que aconteceram ao longo da história na previdência brasileira. “É bom fazer um resgate histórico. O Brasil passou por grandes reformas previdenciárias. A de 1998, com a emenda constitucional número 20, foi a maior já feita até hoje, antes dessa nova proposta do atual governo”, enfatizou ele.
.
Os convidados também salientaram, durante quase uma hora, as drásticas alterações da Previdência, caso a Reforma proposta pelo governo Jair Bolsonaro seja aprovada. Devido a complexidade o tema deve voltar ao programa para um novo debate.
Todas as quintas-feiras o Rizoma traz uma temática para debate na Unijuí FM, sempre das 10h às 11 da manhã. O próximo tema será “Revisionismos do Conhecimento: culto a ignorância?
Ouça o programa na íntegra: