Unijuí realiza primeiro Vestibular do curso de Medicina - Unijuí

Unijuí realiza primeiro Vestibular do curso de Medicina

A Rádio UNIJUÍ FM acompanhou no domingo a primeira prova do Vestibular de Medicina da UNIJUÍ, que contou com mais de 1,1 mil inscritos, de 18 estados da federação. Devido à exigência de realização do Enem, cerca de 800 candidatos estiveram presentes na sede acadêmica respondendo à 40 questões objetivas mais a elaboração da redação. Para a professora Cátia Nehring, reitora da Unijuí, este domingo mostra o resultado de um trabalho desenvolvido há 28 anos, o que significa para uma Instituição definir um projeto estruturante até chegarmos no dia de hoje, um projeto que terá impacto regional.

O tema de redação do primeiro Vestibular do curso de Medicina foi baseado em um texto publicado no jornal “El País Brasil”, de Mariana Cerrati, que é consultora online do Banco Mundial, que questiona “Quanto custa formar o trabalhador do futuro?”. O texto afirma que oferecer educação de qualidade, saúde e proteção social às novas gerações sai caro, mas essencial e possível, segundo novo relatório do Banco Mundial. A partir desse relatório se apresentam alguns elementos e uma pergunta pertinente para a realidade. A proposta era em uma dissertação responder à pergunta proposta pelo texto, considerando as informações apresentadas, seus conhecimentos, experiências e com argumentos consistentes. “Entendo que é um assunto de discussão global e que envolve educação, saúde, qualidade de vida, inclusive tributação, os próprios destinos dos recursos públicos e os candidatos do curso de medicina já devem ter se deparado com essas questões, já devem ter lido e devem ter feito uma boa redação”, afirma a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação.

Para a aplicação da prova, a UNIJUÍ organizou uma estrutura completa para receber pais e estudantes. Os candidatos tiveram acesso ao local às 8h e os acompanhantes foram encaminhados ao Centro de Eventos da Paróquia São Geraldo, que fica ao lado da Sede Acadêmica. Segundo a Vice-Reitora de Graduação, dentro da Sede Acadêmica, local de aplicação das provas, foi permitida a presença somente dos candidatos, com tranquilidade, com silêncio, com o maior conforto possível para que esses pudessem fazer a prova com calma. Entre as atividades oferecidas aos pais e acompanhantes, estiveram: balcão de informações sobre a Universidade e o município, sobre o setor imobiliário, sobre cursinhos pré-vestibulares, café da manhã, música ao vivo e visitas ao Museu Antropológico Diretor Pestana.

A cobertura do Vestibular de Medicina na UNIJUÍ FM teve apoio da Taba Imóveis, Erva Mate Seiva Pura, Exatus Imóveis, Ecos Sistema de Ensino, Kotlinski Imóveis, Topway English School, Ijuí Imóveis, Óptica Albrecht, Airton Imóveis e Delivery Much.