Escolas lotam a praça para abertura da Feira do Livro de Ijuí - Unijuí

Escolas lotam a praça para abertura da Feira do Livro de Ijuí

Com o tema "1, 2, 3, qual é o livro da vez?", começou nesta quarta-feira, 7, a 29ª Feira do Livro Infantil do Sesc e 26ª Feira do Livro de Ijuí! A programação acontece tradicionalmente na Praça da República e vai até o próximo domingo, dia 11 de novembro. O evento é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e da Prefeitura de Ijuí, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura, Esporte e Turismo.

Na manhã de hoje, professores e alunos da Educação Infantil de escolas municipais, estaduais e privadas prestigiaram uma cerimônia de abertura com uma fala da patronesse da edição, a professora Rosalia Coracini; seguida pelos pronunciamentos do gerente do Sesc Ijuí, Ronaldo Soares; e do prefeito Valdir Heck. Na sequência, as crianças assistiram ao espetáculo teatral "O Urso com Música na Barriga", do grupo Atimonautas.

Em entrevista na Unijuí FM, a patronesse falou sobre a honra de ser convidada para a edição deste ano como um reconhecimento do seu trabalho enquanto profissional da Educação Infantil. Em 20 anos de atuação, Rosalia começou na rede municipal, como professora da Escola Solange Ana Copetti; e hoje atua na Escola Infantil Trilha do Saber e CEAP.

O gerente do SESC Ijuí, Ronaldo Soares, aproveitou a entrevista para falar sobre as ações descentralizadas que a instituição promove dentro da Feira do Livro deste ano. "Algumas ações nós estamos realizando lá no Sesc, com esse intuito de mobilizar toda a comunidade". Segundo ele, com o objetivo principal de incentivar as crianças e adolescentes a criar o hábito da leitura, a ideia foi buscar atrações diversificadas para atender a todos os gostos, dentro das manifestações culturais, artes, contação de história e até cinema.

Já o secretário municipal de Educação, Eleandro Lizot, comentou a expectativa de grande público em comparação com as edições passadas. Ele reforçou, ainda, o convite para a premiação do Concurso de Redação, que acontece na manhã do sábado, 6; além da mostra pedagógica "Mário Osório Marques", com trabalhos das escolas da Rede Pública Municipal expostos no estande da SMED.

A programação da 29ª Feira do Livro Infantil do Sesc e 26ª Feira do Livro de Ijuí pode ser consultada aqui.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-7511, no site www.sesc-rs.com.br/ijui e na página www.facebook.com/sescijuirs

Ouça, na íntegra, as entrevistas da manhã desta quarta-feira: