Ações Sustentáveis nas Escolas encerra edição 2018. Confira a galeria de fotos: - Unijuí

Ações Sustentáveis nas Escolas encerra edição 2018. Confira a galeria de fotos:

Meio Ambiente e Literatura foram estudados pelos alunos de Ensino Fundamental nesta quinta edição do projeto

A Rádio Educativa UNIJUÍ FM, por meio da FIDENE, desenvolveu em 2018 a quinta edição do projeto “Ações Sustentáveis nas Escolas”, que insere o rádio no ambiente escolar e se apresenta como ferramenta de Educação Ambiental e de desenvolvimento do processo de Educomunicação.

Neste ano, a UNIJUÍ FM registrou a participação de 5 escolas nas atividades para os Anos Iniciais, mais a inclusão dos alunos do projeto AABB Comunidade, sendo que para os Anos Finais, o projeto teve a adesão de 14 escolas, totalizando 891 alunos.

A fase de audições no rádio e a fase de socialização dos conhecimentos na cabine radiofônica foi destinada exclusivamente aos Anos Iniciais e aos alunos participantes do AABB Comunidade – que trabalha complementação educacional de crianças através de atividades lúdicas nas áreas de meio ambiente, saúde, esportes, artes, cultura, lazer e cidadania, totalizando 441 alunos. Os temas de estudo escolhidos pelas escolas, foram: sustentabilidade nas relações humanas, meio ambiente e seres vivos, poluição dos rios e das cidades, preservação das nascentes, economia de água, fenômenos naturais, astronomia e alimentação saudável.

Para os Anos Finais, a proposta focou na realização do Concurso Literário “Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente”, voltado para alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, que deveriam produzir um conto, trazendo um ou mais personagens/personalidades da Literatura, da Cultura Popular, da História, da Filosofia, da Arte e/ou da Ciência, fabulando um enredo em relação ao meio ambiente e sustentabilidade em tempos do século 21.

Esta proposta foi acrescentada ao projeto com apoio do curso de Letras do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ e foi registrada a participação de 14 escolas de Ijuí, com a inscrição de 164 contos.

Ainda foi realizado um grande evento no Salão de Atos Argemiro Jacob Brumm, com a presença de 450 alunos e professores de 12 escolas finalistas. Eles participaram de um Oficinão de Literatura, que tratou de assuntos como Quadrinhos, filmes de Hollywood, Folclore e Personagens da História, bem como explorou as narrativas ambientais dos alunos no Concurso. O evento também premiou 20 alunos e 4 professores, com presentes, medalhas e certificados, conforme previsto em regulamento, sendo que o anúncio dos vencedores foi feito através do áudio dos contos escritos, transformados em radionovela, sendo abordados assuntos como o encantamento do rádio, os efeitos sonoros e a apropriação de conteúdos através do som.

A equipe da UNIJUÍ FM trabalha agora na edição dos programetes na voz dos alunos que participaram da edição, que deve ir ao ar em tempos de recesso do projeto, até a próxima edição. O Ações Sustentáveis nas Escolas tem apoio da Unimed Noroeste RS e Fonte da Ilha – Água Mineral Natural e foi aprovado em edital de Seleção Pública do Município de Ijuí – Poder Executivo por meio da SMMA e Consema Ijuí.

Confira a galeria de fotos da edição 2018 do Ações Sustentáveis nas Escolas:

:: Fase de Audições do projeto pelos Anos Iniciais

:: Visitas de divulgação do Concurso Literário “Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente”

:: Projeto AABB Comunidade

:: Visita à Escola Anita Garibaldi