"Todo o meu saber consiste em saber que nada sei"
Sócrates (469 - 399 a.C.)
Conforme expressado pelo sentido original do termo, atribuído ao filósofo grego Pitágoras, a filosofia é o "amor pela sabedoria"! Tal faculdade é inerente ao estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas à natureza humana; dos valores morais e estéticos; da linguagem e do próprio universo em sua totalidade. Ela nos ajuda a desvendar os mistérios da nossa própria existência, buscando compreender uma razão fundamental para tudo o que existe.
Considerado a própria origem do conhecimento científico, já podemos imaginar a importância que este campo de estudos tem para o nosso cotidiano. E pensando nisso, o Rizoma resolveu instigar seus convidados e ouvintes com a pergunta "Falta filosofia em nosso dia a dia?". Para responder a questão, os estúdios da Unijuí FM receberam, na manhã desta quarta-feira, 27, os professores de História e Filosofia, Gian Ruschel; e do Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, Vânia Lisa Cossetin.
Em entrevista, a professora da Unijuí, Vânia Lisa Cossetin, explicou como o amplo conceito de filosofia remete, etimologicamente, ao amor ou amizade pela sabedoria. "É pressuposto que todo aquele que deseja conhecer e está em inconformidade com aquilo que já sabe (...) está no primeiro passo para filosofar", disse a docente, citando a postura do filósofo ateniense Sócrates, de que "o início da sabedoria é a admissão da própria ignorância".
Já para o professor dos ensinos Médio e Fundamental, Gian Ruschel, a filosofia é uma área do saber que evita os atalhos. "Os alunos e jovens de hoje querem atalhos ou querem se apegar à verdades prontas" considerou ao destacar que as pessoas anseiam por algo a defender, não pensando ou refletindo o suficiente sobre o assunto. "Queremos logo uma resposta final, um certo e um errado, e acabamos errando nisso", disse Gian.
Para assistir à entrevista na íntegra, clique no link da transmissão ao vivo feita pela nossa fanpage no Facebook.