Exibição de Cromossomo 21 e bate-papo com egressos do filme recepcionou Volta às Aulas na UNIJUÍ - Unijuí

O Salão de Atos Argemiro Jacob Brumm lotou de técnicos-administrativos, de apoio e professores dos quatro campis da Unijuí para o evento de integração de Volta às Aulas 2018. Além das boas-vindas, a programação apresentou a definição dos principais projetos institucionais da FIDENE/UNIJUÍ e foi marcada por um momento cultural, a partir da exibição do filme Cromossomo 21. Também aconteceu um bate-papo com os egressos Alex Duarte (Comunicação Social – Publicidade e Propaganda), que assina o roteiro e a direção do filme e de Luís Fernando Irgang (Administração), protagonista ao lado de Adriele Pelentir, uma jovem com Síndrome de Down.

Para a reitora, professora Cátia Nehring, o momento é importante para problematizar a inclusão e também a ideia do desafio no espaço da Universidade. “A inclusão precisa ser uma pauta da discussão da Universidade, já que estamos recebendo estudantes, professores e técnicos-administrativos e de apoio diferentes, que precisam ser acolhidos num sentido de desafio, que passa por estrutura física, atividades diferentes na sala de aula e que passa também pelas estruturas acadêmicas e administrativas perceber esse diferente”, afirma.

A reitora ainda destaca que o tema não deve ser discutido apenas nesta tarde de programação especial: “A discussão inicia no dia de hoje a partir de um filme, de uma questão cultural e de um romance, mas também terá outros momentos institucionais para discutirmos em termos da ação efetiva de ensino e de aprendizagem na graduação, mestrado, doutorado, lato sensu, enfim, em todas as nossas atividades fim do complexo fidene/unijuÍ.

A UNIJUÍ recebe seus alunos para o início do ano letivo no dia 19 de fevereiro.

Ouça a entrevista da reitora, professora Cátia Maria Nehring, sobre este evento de recepção dos técnicos-administrativos e de apoio e professores da UNIJUÍ:

Ouça a entrevista com o diretor e roteirista do filme Cromossomo 21, egresso do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da UNIJUÍ, Alex Duarte