Técnicas para evitar e amenizar um dos males da vida moderna foi tema do Rizoma da Unijuí FM - Unijuí

Depois de trazer para o debate no programa temas como: depressão, estresse, mundo moderno, o Rizoma trouxe para o rádio o contraponto, ou seja, técnicas, tratamentos e atividades que acabam sendo agentes de combate aos chamados “males do mundo contemporâneo”.

Aproveitando profissionais e atividades da própria universidade, o programa destacou duas entrevistas: a primeira com Júlio Suzuki que é o instrutor responsável pelo Programa de Ginástica Laboral da Unijuí. Formado em educação física, o profissional explicou o viés diferenciado que a proposta do seu trabalho tem dentro da instituição. “ A nossa metodologia de ginástica laboral acaba por ser um mecanismo que traz uma quebra de rotina, o que é, em alguns setores, muito importante como combate ao estresse do nosso dia-a-dia”.

Também participou do programa a educadora física Susana Freitas, responsável pelo Programa Integrado para Terceira Idade (PITI). Ela ressaltou a sua percepção das pessoas que participam do programa e dos benefícios dessa participação que vão além do bem-estar físico. “A questão da alegria das aulas, da descontração, da música, de fazer exercício, de estar em contato com o grupo, aparecem nos relatos dos alunos e melhora muito a questão da sociabilidade”, explicou Susana.

A meditação, tai chi chuan, yoga...muitas formas de combate ao estresse são buscadas de técnicas orientais, milenares e que ganham um espaço cada vez maior na sociedade atual. Seja como for, o anti-estresse existe, basta apenas escolher a sua forma para operar mudanças na sua vida.

Saiba mais: