A Unijuí sediou, nesta quarta e quinta-feira, no Auditório Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, o Iº Simpósio Internacional de Governança, Corporativa, Cooperativa e Territorial. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e pelo Sistema Ocergs/Sescoop, o evento teve início na tarde desta quarta-feira, com abertura oficial e o Painel “Governança: Panorama Mundial e Brasileiro”. Na noite de quarta-feira, foi realizado o segundo painel, intitulado “Governança Territorial, em Redes e em Empresas Familiares”.
O evento prosseguiu na manhã de quinta-feira, com o painel “Experiências de Governança Cooperativa”. E, para encerrar o evento, na tarde de quinta-feira, será realizado o quarto e último painel do evento, intitulado “Explanações Especiais”. Ao final, ainda, o objetivo é a construção e apreciação de “documento-compromisso”, relacionado com o fomento à investigação e a adoção da governança corporativa, cooperativa e territorial.
De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Dilson Trennepohl, é importante debater a problemáticadas organizações, sejam elas corporações pequenas ou grandes, empresas públicas ou estatais, cooperativas, organizações da sociedade civil, de caráter representativo ou territorial, como os Coredes. “Para todas estas organizações está colocada a questão de como são tomadas e organizadas as decisões, o desafio de articular e motivar equipes, fazer com que as decisões sejam implementadas e cumpridas, além do acompanhamento e avaliação dos processos e resultados”, salienta.
Integrante da organização do evento, o ex-Reitor da Unijuí e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Martinho Kelm, observa que é necessária a discussão sobre os mecanismos para gerenciar diversos interesses e conflitos que podem existir em organizações ou territórios. “A questão da governança também tem a ver com território, por exemplo, como eu articulo diversos territórios para um objetivo comum, municípios próximos para alcançar um desenvolvimento orgânico”, complementa.
Segundo o professor Adelar Francisco Baggio, ex-Reitor da Unijuí, que também integra a organização do evento, o Simpósio teve o papel de aproximar ainda mais a academia e as organizações da região. “Todos os palestrantes vão contribuir com questões, problemáticas, que poderão ser aprofundadas através de pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional”, observa.
Fonte: Unijuí/Comunica