Dinarte Belato fala sobre os retrocessos históricos na Educação contemporânea - Unijuí

Encerrando a semana de atividades integradas à Semana Acadêmica das Licenciaturas Unijuí, o professor Dinarte Belato será palestrante na noite desta quinta-feira, 20, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. Na ocasião, o mestre abordará o tema "Educação na Contemporaneidade", trazendo os principais aspectos históricos que influenciaram no desenvolvimento educacional brasileiro e novas perspectivas para os próximos anos. O evento integra a programação que vem sendo promovida desde o dia 17 de abril, com falas de especialistas sobre assuntos como Educação, Violência, o trabalho do docente e a Reforma no Ensino Médio.

Segundo Belato, a Educação no Brasil sofre com vários retrocessos que nos remetem desde a colonização e dominação do povo Europeu sobre o indígena. "Se destrói radicalmente todo um acumulado de conhecimentos e experiências; e se impõe a eles os interesses e estratégias do elemento dominador", comentou em entrevista na Unijuí FM. O professor estima que, caso os Europeus não tivessem destruído essa natureza e sociedade que já se desenvolviam em terrotório brasileiro, em 2.500 anos os povos indígenas teriam atingido um grau de desenvolvimento superior ao da Mesopotâmia. "É uma perda gigantesca de tesouros culturais que poderiam ter construído uma sociedade infinitamente mais rica", concluiu.

Ouça a entrevista com o professor Dinarte Belato na íntegra logo abaixo:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.