Rizoma debate a Reforma do Ensino Médio - Unijuí

Rizoma debate a Reforma do Ensino Médio

Na mesa a Reforma do Ensino Médio

A semana da volta dos temas ao Rizoma trouxe a educação e as mudanças no ensino dos jovens brasileiros proposta pelo Governo Federal.

A polêmica Reforma do Ensino Médio proposta por medida provisória e agora já aprovada pelo senado, foi tema do Rizoma desta semana. Sugerido e debatido dentro do grupo de Whatsapp do programa, o assunto ganhou as ondas do rádio com a participação de convidados que apresentaram e analisaram os diversos pontos da Reforma.

Coordenador da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, o professor Cláudio de Souza explicou o objetivo da Reforma, o tempo de adaptação concedido para sua implantação, salientando a dificuldade em especial para o item que aponta para o aumento da carga horária. “Já está na pauta do Conselho Nacional de Educação e do próprio Conselho que reúne todos os secretários da Federação para discutir esse ponto, essa ampliação de carga horária. Nós temos uma escola aqui em nossa abrangência, que tem tempo integral, que é a Escola Tiradentes, mas é um modelo diferente, um projeto diferente de ensino, que eu ainda não consigo ver distribuídos em todos os nossos educandários. Então para mim esse é o grande ponto de discussão ainda dentro reforma”, ponderou ele.

O professor da Unijuí pelo DHE, mestre e doutor em Educação, José Pedro Boufleur, criticou diversos pontos da reforma. Para ele há várias questões ainda confusas e que podem trazer prejuízos a longo prazo no que se refere a educação para o país. Segundo Boufleur, parece haver uma transferência de responsabilidade da escolha do que é essencial na educação, para formação, que está sendo dada aos jovens sem levar em conta às consequências deste ato. “Essa ideia de transferir ao aluno a responsabilidade das escolhas que vão impactar a sua vida adulta. Mas elas necessitam, dessa experiência, desse apoio, desse cuidado, dessa antecipação por parte dos adultos no seu processo de formação. E parece que temos bastante dúvidas em relação a esta responsabilidade que cabe aos adultos, ao Estado”, analisou o professor.

A psicóloga Eloá Bagetti, que atua como orientadora na escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, destacou a necessidade de um profissional da psicologia dar suporte para os jovens durante o Ensino Médio. “ A Reforma ela é difícil de a gente prever resultados que só vem a posteriori. E é no percurso que vão se ajustando as coisas. Nós adultos que somos responsáveis por todas as crianças e adolescentes que estão na escola. Eles tem o espaço de dar sua opinião, de dialogar, mas sobretudo é o adulto que tem um compromisso muito grande com a vida desses sujeitos.

Na próxima semana o Rizoma traz o tema “ A Internet das Coisas”. O programa vai ao ar das 9h às 12, de segunda a sexta. Você também acompanha a repercussão e trechos das entrevistas em vídeo nas Redes Sociais.

Confira, abaixo, as entrevistas da semana na íntegra: