Rizoma debate a reforma de previdência - Unijuí

Rizoma debate a reforma de previdência

 

Na semana em que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o parecer do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), pela constitucionalidade da PEC 287/16, que trata da reforma da previdência o Rizoma trouxe ao  estúdio dois entrevistados para aprofundar o tema e esclarecer pontos sobre a reforma em curso. Entre os pontos mais polêmicos do texto da PEC, estão o tempo de contribuição de 49 e idade mínima de 65 anos para que o trabalhador se aposente com valor integral.

O advogado Edmilso Michelon, membro da Comissão Nacional de Previdência Social da OAB, apontou que, devido a mudanças em nossa estrutura social, de fato são necessárias reformas, mas ressalta que as medidas propostas pelo governo são baseadas em premissas falsas, podendo acarretar aos trabalhadores uma grave perda de direitos.

Trazendo o exemplo da previdência pública municipal, o ex-prefeito de Ijuí e presidente do Previjuí, Gerson Ferreira, demonstrou que em Ijuí a previdência dos servidores é superavitária, graças ao cumprimento de regras que obrigam o município a segregar as contas do orçamento geral e da previdência. No caso da previdência nacional, essa regra não é seguida.

Ouça abaixo as entrevistas na íntegra.

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.